Logo Folha de Pernambuco

Familiares das crianças com deficiência do "Programa Olhar para as Diferenças" recebem Guia de orientação para aprendizagem

Para amenizar a ausência nas salas de aula e ajudar as famílias na construção da aprendizagem dos pequenos, os professores e familiares das crianças com deficiência do Programa Olhar para as Diferenças ganham um guia de orientação para auxiliar no seu desenvolvimento. 

Desafios

“Sabemos que não está sendo fácil conviver com os desafios que chegaram para as famílias. Até a oferta dos atendimentos de especialistas e médicos, necessários para crianças com deficiência, foram atingidos neste momento. A nossa ideia é garantir os cuidados necessários às crianças com deficiência”, explica o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes. 

Dicas

Entre as orientações, está a necessidade de criar uma rotina para vivenciar experiências significativas com a criança, afinal a rotina é fundamental para o bem-estar e favorece as suas aprendizagens. Outra dica está a importância de valorizar sempre cada conquista da criança, por pequena que possa parecer, pois isso é fundamental para a construção de sua autonomia. 

Especial

“Nosso olhar, nesse material, está dirigido às crianças com deficiência, que precisam de uma atenção especial nesse período”, afirmar o secretário executivo da Criança e Juventude, Eduardo Vasconcelos. O guia foi elaborado durante a pandemia pela câmara técnica da educação do programa e será encaminhado por meio eletrônico para os profissionais das salas de atendimento educacional especializado e para as famílias.

Fake
Está circulando na internet vídeo dizendo que há risco à saúde na aferição de temperatura feita por pistolas termômetro infravermelho. O doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares e coordenador do curso de Radiologia da Unit-PE, Carlos Eduardo Costa, esclarece que o aparelho é apenas um sensor que capta a radiação infravermelha que o organismo gera.

Infravermelho

Todo corpo emite naturalmente calor (infravermelho). Portanto, não há emissão de radiação ionizante, logo essa aferição não traz mal à saúde. Carlos orienta, ainda, que a aferição da temperatura nos punhos não é real.

Aliás
Falando em segurança da saúde, o Bugan Hotel Recife by Atlantica, do Grupo Rio Ave, recebeu o certificado Safe Guard, do Bureau Veritas, organização internacional de certificação em normas. A avaliação in loco envolveu inspeção geral, instalações, procedimentos de higiene, prevenção e treinamento de pessoal para segurança dos colaboradores e hóspedes.
 

Selo
O hotel  também é o primeiro da capital a receber o selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, uma certificação que garante que o estabelecimento cumpre requisitos de higiene e prevenção à Covid-19. 
 
 

Veja também

Newsletter