Hub de Inovação Social e Governamental vai garantir ações de fomento e capacitação em Pernambuco
As secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lançam, nesta segunda-feira (26), a Usina Pernambucana de Inovação. Trata-se de um Hub de Inovação Social e Governamental que tem como objetivo desenvolver ações de fomento, sensibilização, capacitação, orientação técnica, avaliação, reconhecimento e disseminação de práticas inovadoras de gestão, com vistas à modernização da administração pública estadual.
Inovação
A Usina é o laboratório oficial do Poder Executivo Estadual e vai garantir que o Governo de Pernambuco faça sua parte no desenvolvimento do Ecossistema Estadual de Inovação. O evento acontece de forma virtual e será transmitido pelo canal da Usina no YouTube (http://www.bit.ly/canalusina).
Virtual
O evento contará com a presença dos secretários Alexandre Rebêlo (Seplag) e Lucas Ramos (Secti) e será dividido em dois grandes blocos. O primeiro será sobre Cooperação Internacional e Políticas Públicas de Inovação. Já o segundo bloco terá com tema Governança e Laboratórios de Inovação no Setor Público.
Meninas
Segue até esta sexta-feira (30) a campanha de Multivacinação e Outubro Rosa com doses contra o HPV, que ajuda na prevenção ao câncer do colo do útero, o segundo que mais mata mulheres pernambucanas. Entre 2014 e 2019, Pernambuco tinha mais de 496 mil meninas entre 9 e 14 anos para vacinar contra o HPV.
Imunização
Nesse período, chegou-se a uma cobertura de 77% na primeira dose da vacina e de 47,3% na segunda, que deve ser aplicada seis meses após a primeira. O imunizante é seguro e, para que seja eficaz, é preciso completar o esquema de duas doses. De acordo com o Programa Estadual de Imunização, a meta mínima para o imunizante é de 80%, sendo ambas as doses disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Prevenção
"Da infecção pelo HPV para desenvolver um tumor passam-se anos. Com a vacinação, se evita o desenvolvimento da inflamação e de infecção precursora ao câncer do colo do útero, uma doença 100% prevenível", afirma a oncologista Jurema Telles, coordenadora do serviço de oncologia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica da região Nordeste.
Exames
A especialista ainda lembra da importância do exame preventivo regular (citopatológico/papanicolau). No Brasil, ele é preconizado dos 25 aos 64 anos de 3 em 3 anos após dois anos consecutivos de exame sem anormalidade. Além do câncer do colo do útero, a vacina contra o HPV dá proteção contra neoplasias vaginal, anal e de vulva; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.
Políticas públicas
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (CEDIM-PE) prorrogou as inscrições para as eleições do triênio 2021/2024. As candidatas interessadas em atuar no conselho responsável pelo controle social de políticas públicas de igualdade de gênero podem se inscrever até o próximo dia 19 de novembro no endereço:http://www2.secmulher.pe.gov.br/web/secretaria-da-mulher/legislacao1, conferir o edital e realizar a inscrição.
Conselho
Estão sendo oferecidas 16 vagas, das quais 12 são para titulares e quatro para suplentes. Entre as atribuições do conselho, responsável por formular e propor diretrizes das ações governamentais voltadas à promoção dos direitos das mulheres, estão: denunciar e receber denúncias relativas à discriminação contra as mulheres encaminhando-as aos órgãos e/ou serviços competentes para providências, acompanhar os procedimentos, entre outras funções.