Marco Zero recebe intervenção urbana do Movimento Banco Vermelho, que combate o feminicídio
Ação acontece neste sábado, a partir das 15h, na Rua dos Amores, com programação cultural e lançamento oficial do projeto
O Recife ganha mais um aliado no combate ao feminicídio. A capital do Estado será a primeira cidade a receber o projeto 'Banco Vermelho', um Movimento internacional que espalha mensagens reflexivas para incentivar a populão a sentar, refletir, levantar e agir no enfrentamento da violência contra a mulher.
Banco Vermelho
Na quarta-feira, foi inaugurado o o 1º Banco Vermelho, na Praça Chora Menino, Paissandú, marcando o início de uma série de muitos outros bancos que em breve ocuparão praças e shoppings, conscientizando sobre o feminicídio. Entre os pontos que receberão o Banco Vermelho: Rua da Aurora, Morro da Conceição, UR-11, Parque da Jaqueira, Sítio da Trindade e Praça da Várzea.
Bora agir?
“A gente não pode mais ficar sentada no banco esperando que os homens parem de nos matar. É hora de levantar e agir. A prevenção é a única alternativa para evitar que mulheres percam suas vidas e virem estatística’’, pontuou Paula Limongi, uma das organizadoras do Movimento.
Informação
Cada banco terá um QR code que levará ao instagram do Movimento (https://www.instagram.com/bancovermelho/), contendo informações sobre o projeto, canais de ajuda para vítimas e canais de denúncia, além de listar os apoiadores dessa causa.
Lançamento
Para marcar oficialmente o lançamento do projeto e do banco gigante, neste sábado (25), no Recife Antigo, com uma programação de atividades culturais. A intervenção urbana começa a partir das 15h, na Rua dos Amores.
Programação
A abertura terá inauguração de um banco gigante no Marco Zero, uma feira de empreendedorismo feminino com a participação de 30 expositoras, um cortejo conduzido por uma orquestra de frevo formada exclusivamente por mulheres e um show de encerramento com participação especial das cantoras Nena Queiroga e Joanah Flor.
História
O Movimento Banco Vermelho é um projeto internacional que teve início na Itália em 2016 e se expandiu globalmente, com bancos instalados em diversos países, incluindo Espanha, Áustria, Austrália e Argentina.
Luto
A iniciativa chegou ao Brasil através da empresária, publicitária e ativista Andrea Rodrigues, que foi impactada por um banco vermelho na Espanha, dias após ter sido testemunha no julgamento do feminicídio de sua amiga, Patrícia Wanderley.
Luta
“Transformar o luto em luta foi o que nos motivou a trazer esse movimento para o Brasil. Eu perdi minha amiga, vítima de feminicídio em 2018 e Paula Limongi (também articuladora do Movimento Banco Vermelho) conviveu com os filhos de Maristela Just, assassinada pelo marido em 1989. No ano passado, perdeu a colega de escola Renata Alves, também vítima de feminicídio. “ Essa é uma luta de todos nós. E pretendemos rodar o Brasil através da ocupação urbana e de ações de prevenção”, mencionou Andrea Rodrigues.
Aliás
A campanha internacional '21 Dias de Ativismo Pelo Fim das Violências Contra as Mulheres' teve início nesta segunda-feira (20) e vai até o dia 10 de dezembro. O movimento surgiu a partir de uma iniciativa internacional chamada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher, iniciada em 1991, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que foram assassinadas, em 25 de novembro de 1960, na República Dominicana.
Tech Woman
São esperadas cerca de 1.000 mulheres na primeira edição do projeto Tech Woman, neste sábado (25), das 9h às 17h, no Armazém 14, no Bairro do Recife. A iniciativa de Laís Xavier e Kássia Alcântara, que são respectivamente presidente e vice-presidente de marketing e Comunicação da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Pernambuco e da Paraíba (Assespro PE/PB), visa oferecer palestras e conexões voltadas ao mercado de trabalho tech exclusivamente para todas as pessoas que se reconheçam mulheres.
Comunicação
Em foco, profissionais da área, curiosas pelos temas em pauta e aquelas que desejam fazer transição de carreira. O evento tem produção assinada pela agência Combogó Comunicação e Estratégia.
Autocuidado
A Natura faz o convite para as mulheres não se deixarem para amanhã no verão, trazendo à tona a reflexão sobre o que elas não aproveitam na estação por conta da insegurança com seus corpos, deixando de viver momentos incríveis. A marca retorna com as tradicionais fragrâncias sazonais, Acerola e Hibisco & Manga Rosa e Água de Coco, para promover o autocuidado na estação mais quente do ano, com uma hidratação refrescante e rituais completos de cuidado com a pele com produtos inovadores desenvolvidos especialmente para o verão.
Sol
Essas linhas de Natura Tododia foram desenvolvidas para hidratar a pele na época em que o corpo fica mais exposto ao sol e traz produtos para uma rotina completa de cuidados. O lançamento traz de volta ao portfólio o hidratante sorbet, que vem nas duas fragrâncias, e tem uma fórmula inovadora que traz uma textura única, além de poder ser armazenado na geladeira para refrescar enquanto hidrata a pele.
Linhas
O produto pode ser combinado com outro lançamento, o gel esfoliante de Acerola e Hibisco, que prepara a pele antes da exposição ao sol e previne pelos encravados, deixa a pele lisinha e saudável e garante um bronzeado prolongado no verão. As linhas possuem produtos para o banho, como o sabonete em barra e líquido em gel, e pós banho, como body splash e desodorantes nas versões creme e roll-on.
Verão
“Aliado à nossa campanha, queremos incentivar as pessoas a não se deixarem para amanhã e viverem dias felizes de verão, sem adiar as suas vontades e sem se importar com os padrões estéticos impostos pela sociedade”, comenta Renata Eduardo, diretora global de cuidados diários da Natura.
Adota Pet
A Prefeitura do Recife lançou, nesta sexta-feira (24), o Adota Pet, um projeto que vai facilitar a adoção de cães e gatos na cidade. Neste primeiro momento estão disponíveis para adoção 46 animais, que estão na unidade da Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, mais conhecida como CVA. Os interessados podem acessar o site http://adotapet.recife.pe.gov.br ou aplicativo Conecta Recife e escolher o pet tão desejado.
Solidariedade
“Unindo tecnologia, solidariedade e a luta pelos direitos dos animais, vamos potencializar o número de animais adotados na nossa cidade. Por isso, a recomendação é para que todos os interessados já se dirijam ao Conecta ou ao site e garantam a sua adoção, seja de um gatinho ou um cachorro”, afirmou João Campos.
Tecnologia
Após escolher o animal no site, os cidadãos podem solicitar a adoção dos mesmos. Nesse momento, a pessoa pode solicitar conhecer o animal por chamada de vídeo, facilitando a visualização, sem a necessidade do deslocamento até o local onde o cão ou gato encontra-se. Após a ligação, onde também será realizada uma entrevista para concluir se o cidadão está apto a adotar o animal em questão, formaliza-se o processo por meio de assinatura de um Termo de Responsabilidade e o animal finalmente poderá ir para um lar. Caso o cidadão deseje, o encontro com o animal poderá ser presencial e não por chamada de vídeo.
ONGs
As ONGs também possuem um papel fundamental. Por isso, a gestão municipal criou um chamamento público onde as organizações que são atuantes no Recife e prestam esse tipo de serviço já podem se inscrever para colaborar com esta iniciativa. As informações de como participar estão no edital disponibilizado no site adotapet.recife.pe.gov.br.
Plaza Friday
O Plaza Shopping realiza, até o próximo domingo (26), mais uma edição da Plaza Friday, que vai contemplar descontos de até 70% nas lojas de todo o mall. Hoje (24), o horário de funcionamento do shopping será ampliado: das 9h às 23h.
No Taca
O Shopping Tacaruna também realiza a campanha, sendo ela intitulada 'Best Week', no período de 20 a 26 de novembro. As ofertas especiais nas lojas do mall podem chegar até 70% de desconto. Os clientes também poderão aproveitar as ofertas especiais da Best Week nas lojas do Tacaruna Online, que tem frete grátis.
Horário especial
Na sexta-feira (24 de novembro), as operações do Tacaruna irão funcionar das 9h às 23h, com exceção do Carrefour, Lojas Americanas e C&A, que terão horário especial. O Carrefour, das 6h às 23h, as Americanas, das 6h a 0h, e a C&A, das 8h às 23h.
Black Week
A Italiana Automóveis, líder no mercado de novos e seminovos de alta qualidade, lança uma série de ações para a temporada de Black Week, nas concessionárias da Imbiribeira, Pina, Caxangá e Caruaru, na próxima sexta (24) e sábado (25) de novembro.
Descontos
Entre os principais atrativos das concessionárias Fiat e Jeep estão a primeira parcela do carro após o Carnaval de 2024 e, na categoria de seminovos, o Grupo selecionou descontos de até R$ 20 mil abaixo da Tabela FIPE e entradas facilitadas.