Logo Folha de Pernambuco

Natura investe na ecologística para alcançar metas de redução de carbono

A ideia é tornar entregas de produtos do e-commerce 100% sustentável com uso de bicicletas e veículo

A logística sustentável é uma das opções dentro da estratégia da Natura para atingir a meta de zerar as emissões de carbono até 2030, como parte do Compromisso com a Vida do grupo Natura &Co, ao lado de Avon, The Body Shop e Aesop. Neste processo, um dos desafios da marca é transformar todas as etapas de transporte para torná-las mais sustentáveis, desde o abastecimento de fábricas e centros de distribuição até a entrega de pedidos aos clientes, consultoras de beleza e representantes de vendas.
 
Bike

Uma mudança na entrega dos produtos do e-commerce da capital paulista já trouxe impacto nas operações da empresa, em pouco mais de um ano usando bicicletas e veículos elétricos houve a redução de nove toneladas na emissão de CO2. A operação, que conta com apoio da operadora de transporte MM Delivery, em conjunto com as equipes da Last Mile, é realizada em 25 bairros da cidade de São Paulo. Para isso, foi criado um posto, na região central da capital paulista, de onde as entregas passaram a ser centralizadas ao chegarem em carros elétricos do Centro de Distribuição da Natura. O espaço também passou a atuar como central para a concentração de todos os ciclistas contratados pela operadora para a realização das entregas.

Delivery

Com a substituição dos veículos a combustão, barreiras como trânsito intenso, rodízio veicular, estacionamento ou até mesmo necessidade de trabalho em duplas foram praticamente zeradas. Para a Natura, o projeto deu capilaridade à malha logística de e-commerce na capital e aproximou a companhia de alcançar as metas de redução de carbono. Até 2023, o plano será expandido para mais 18 bairros na cidade de São Paulo.
 
Ecologística

Esta é a primeira parte do plano que consiste, ainda, em uma revisão completa dos modais de transporte. Nos próximos anos a ideia é expandir o deslocamento sustentável para modais aéreos, rodoviários, marítimos e rodo-fluviais. Para Nestor Felpi, diretor de supply chain de Natura &Co, a ecologística é o futuro e aqueles que querem gerar impacto positivo, devem aderir ao novo conceito. “Aqui na Natura já implantamos ações que visam uma mudança no transporte. Desde janeiro de 2021 iniciamos práticas que visam tornar as entregas de produtos do e-commerce 100% sustentável. Queremos um mundo mais verde e esse é o caminho”, conclui.
 
Carbono Neutro

A estratégia da Natura relacionada ao clima se conecta à valorização da sociobiodiversidade, à promoção da bioeconomia da floresta e de soluções regenerativas. A empresa é Carbono Neutro desde 2007. Isso significa que as emissões da cadeia de valor que não consegue evitar são compensadas por meio de projetos socioambientais que atuam no mercado voluntário de créditos de carbono. O programa Natura Carbono Neutro mantém três principais eixos de atuação, com mapeamento das emissões em toda a cadeia de valor, busca constante de redução das emissões e neutralização daquelas que não foram evitadas.
 
Desde a criação do programa, a Natura evitou a emissão de mais de 1,28 milhão de toneladas de carbono através dos projetos de redução de emissões. Adquiriram mais de 4 milhões de créditos de carbono para compensar as emissões residuais através de 47 projetos no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México. Enquanto algumas iniciativas realizam medidas apenas nas emissões próprias de suas instalações, a Natura se atenta e se preocupa em aplicar suas políticas em toda sua cadeia produtiva, desde operações internas – energia utilizada na produção - até nas operações que estão fora da empresa, como transportadoras e produção de matérias primas.


Novo presidente

O empresário Bernardo Peixoto foi eleito presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE para o quadriênio 2022/2026. Peixoto, que é engenheiro civil, com especialização em Saneamento Básico, ocupou os cargos de engenheiro da Compesa, secretário de Obras de Jaboatão dos Guararapes, além de juiz classista. Ele é empresário do comércio e do agronegócio e assumiu a presidência da Fecomércio PE, em 2019, após ter sido eleito por unanimidade para o mandato complementar (2019/2022) do então presidente Josias Albuquerque, que faleceu.  

Transformação digital

O presidente eleito e a nova diretoria tomarão posse no dia 18 de junho. Quanto aos planos para esta nova etapa, Peixoto afirma que as perspectivas são as melhores: “Através do Instituto Fecomércio PE e em parceria com o Sebrae/PE, vamos dar início a um grande programa de transformação digital das empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Com ele, vamos contribuir para a melhoria da competitividade dos negócios, apoiar a implantação de tecnologias digitais, gestão por processos e acesso a plataformas de vendas online e aproximação de demanda e oferta de serviços tecnológicos. ” Adianta.  

Empresários

Ainda segundo Peixoto, outro projeto é a criação do Espaço do Empresário, um ambiente que vai integrar todos os produtos e serviços das entidades para o empresário do comércio de bens, serviços e turismo. “Para o Sesc PE, temos a previsão de investir R$130 milhões até 2025. A transformação da Unidade de Santo Amaro em um Centro Cultural, trabalhando a arte/educação e a economia criativa e ainda a reforma das unidades de Casa Amarela e Piedade, estão entre as propostas”, acrescenta o presidente.  

Novas estruturas

“Já para o Senac PE, estão previstos, aproximadamente, R$ 124 milhões em investimentos nos próximos anos, incluindo a implantação da nova unidade no Centro do Recife, no Edifício San Diego, que vai contar com investimentos de mais de R$40 milhões. O prédio terá 50 salas de aula (sendo duas multifuncionais), oito laboratórios de Informática, call center e recepção de Saúde, biblioteca, supermercado modelo e loja modelo, além de auditório com 198 lugares”, revela.  

Investimento
Ainda sobre o Senac PE, o presidente informa que o Complexo da Av. Visconde de Suassuna, no Recife, será ampliado e requalificado, recebendo investimentos de R$20 milhões para criação de 11 salas de aula, 10 laboratórios de Artes/Ilustrador, Design de Interiores, Rádio e TV, dois multifuncionais de Fotografia e de Saúde, e seis de TI. Ao final da reforma, a estrutura poderá receber dois mil alunos.  
Entre os próximos passos do Sistema Fecomércio PE sob o comando de Bernardo Peixoto também está prevista a nova unidade Senac em Jaboatão dos Guararapes, com 3,4 mil m² de área construída com 12 salas de aula, 12 laboratórios, biblioteca, sala de convivência, áreas administrativas, cozinha completa para cursos de Gastronomia, além de sala e bar.  Já na cidade do Paulista, o Auditório do Senac passará por reforma orçada em R$2 milhões, incluindo a modernização dos equipamentos e poltronas.  

Florença
Em seu mais recente lançamento, a Boticário viajou até Florença, na Itália, e se inspirou na tradicional “L'acqua di San Giovanni” para criar sua nova dupla de fragrâncias. Tradicionalmente, entre os dias 23 e 24 de junho, os mais longos do verão italiano, a cidade ganha outras cores e se veste de festividade para celebrar o dia de San Giovanni. Após o pôr-do-sol, ervas e flores colhidas ao longo do dia 23 são colocadas em água e deixadas ao ar livre durante toda a noite, para que possam absorver o orvalho da manhã. Na manhã do dia 24, a ‘L’acqua di San Giovanni’ (água de San Giovanni) é usada para lavar as mãos e o rosto, em um momento único de celebração e prosperidade.

San Giovanni
Com esse cenário em mente, Botica 214 criou sua mais nova linha de fragrâncias, Verano en Firenze, com a certeza de que lugares inexplorados têm o poder de criar situações únicas para serem vividas a dois. A versão feminina, classificada como Floral Frutal, possui uma estrutura moderna composta pela esplendorosa assinatura das flores em seu auge e com um toque do brilho frutal instigante, enquanto as notas de Morango Gariguette, Jasmim e Baunilha criam uma combinação única. Já a versão masculina é um fougère aromático e entrega uma assinatura elegante e envolvente, sendo que suas notas de maior destaque, timuti pepper, lavanda e patchouli garantem uma viagem sensorial com destino certo.

Verão italiano

“Os lançamentos de Botica 214, Verano en Firenze, são inspirados nas noites mágicas do verão italiano, com ingredientes capazes de transportar para uma viagem sensorial inusitada, perfeita para ser descoberta a dois”, explica Simone Ivatchkovitch, Gerente de Inovação de Perfumaria Masculina do Boticário. “Essas fragrâncias sofisticadas e inesquecíveis estreiam esse novo pilar dentro da marca, que nos leva para lugares e experiências através de uma viagem sensorial”. 

Encontre
Os produtos são encontrados em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, além do aplicativo do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.


Maceió

O promoter Wilton Rocha está nos preparativos do seu B-day que será dia 14 de junho às 20h na vert sophistiqué no traje “ black - tie “ com as atrações o  violoncelista Aldair Tomé e os DJs David Calixto e lyah Luk o evento e fechado para VIPs e imprensa.

Gratuito

O Instituto Fecomércio PE, em parceria com o Sebrae/PE, por meio do programa de Capacitação, Modernização e Desenvolvimento Setorial, realiza, amanhã e nesta quinta-feira, cursos gratuitos focados no empreendedorismo para os moradores da comunidade da Ilha de Joaneiro, zona norte do Recife. O público alvo das capacitações são jovens e adultos que pretendem começar a empreender, mas não sabem como começar. Os interessados devem se dirigir à sede da Associação da Ilha de Joaneiro, no bairro de Campo Grande, para realizar a inscrição e participar das qualificações, que envolvem temas como formalização do MEI, como iniciar um negócio e até estratégias digitais. 

Empreendedores
Segundo Gilane Lima, diretora executiva do Instituto Fecomércio PE, os cursos são pensados para tirar todas as dúvidas existentes que novos microempreendedores possuem. “Os temas abordados nas capacitações vão desde como começar o seu próprio negócio do zero e a formalização do MEI, passando por maneiras e estratégias de usar as redes sociais para impulsionar o seu empreendimento”, pontua Gilane. 
 

Veja também

Gangues do Haiti generalizam uso da violência sexual, diz HRW
HAITI

Gangues do Haiti generalizam uso da violência sexual, diz HRW

Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024
INFLAÇÃO

Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Newsletter