Logo Folha de Pernambuco

Novo livro da deputada Tabata Amaral aborda os desafios e a opressão masculina na política

Tabata Amaral - Reprodução Instagram

Situações e experiências de machismo impulsionaram a deputada federal, Tabata Amaral (foto), a lançar o livro "Nosso Lugar", que aborda, sobretudo, a a opressão masculina no meio político e indica pontos de partida para as mulheres que pretendem disputar cargos públicos. 

 

Vamos Juntas

Para ela, existem dois obstáculos principais que impedem uma inserção feminina mais efetiva na arena política. O primeiro é o que cita como "violenta política de gênero". Como resposta a esses desafios, ela criou o "Vamos Juntas", uma mobilização suprapartidária para incentivar mulheres de todo o país a se lançar na carreira plítica.

Machismo
O segundo ponto é a estrutura partidária, dominada por homens. Segundo a parlamentar, as mulheres não sentam à mesa de decisões quando as candidaturas são definidas são definidas nas prévias, quando se discute a distribuição dos financiamentos e em outras situações.

Harvard
O livro conta também a sua trajetória, os estudos em uma escola estadual na Vila Missionária, periferia de São Paulo, a formação em ciência política e astrofísica em Harvard. Nele, ela aborda, ainda, a dependência química do pai, que morreu quatro dias depois da notícia de que a filha tinha sido aceita em Harvard. Na contracapa, Steven Levitsky, coautor de 'Como as Democracias Morrem', escreveu que, em 20 anos que leciona em Harvard, Tabata é “a mais talentosa de todos” os alunos que passaram por ele.

Fernanda Young

Será lançada nova peça teatral, sendo ela inspirada no livro de Fernanda Young, 'PósF: Para Além do Masculino e Feminino', da editora Leya. O projeto começou antes da morte da escritora e terá estreia  no próximo dia 12, em formato virtual, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

Mulher x homem

O espetáculo une a linguagem do teatro, da TV e do cinema. A peça traz uma seleção dos relatos autobiográficos que Fernanda reuniu no livro numa discussão sobre o que significar ser mulher e ser homem.

Aliás

Hoje faz um ano da morte da escritora e, para homenageá-la, a atriz que encenará a peça, Maria Ribeiro, faz uma live, às 19h, no seu Instagram https://www.instagram.com/mariaaribeiro/, junto com a diretora Mika Lins e Mônica Iozzi. Vão falar sobre a obra de Young e o espetáculo.

Veja também

Newsletter