Novo site estimula habilidades nas crianças e ajuda a desenvolver competências para a Primeira Infância
Em observância com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca a construção de projetos que contribuam com um sistema sócio-econômico inclusivo e que tragam efeitos positivos para o planeta, a empresa pernambucana, Viana & Moura Construções, aposta na plataforma “PIPA - Primeira Infância, Planta Amor”.
Evolução
Trata-se de uma novidade virtual onde pais e responsáveis têm acesso a vídeos, textos, quizzes e atendimento individualizados focados em três eixos fundamentais para a Primeira Infância: saúde, emocional e alimentação. No geral, o programa contribui na busca por solução de problemas pautados no desenvolvimento infantil, por acreditar que crianças felizes e saudáveis são protagonistas para a evolução da humanidade e da transformação para um mundo melhor.
Transformação
“O Pipa vem para contribuir para que essas crianças recebam boa atenção à saúde, alimentação e aspectos sócio-emocionais e, assim, se transformem em seres integrados à comunidade, tanto agora, como no futuro”, comenta a coordenadora de Inovação e Tecnologia do PIPA, Juliana Perazzo.
Nas empresas
O negócio visa dar suporte a indústrias e empreendimentos de grande porte com número elevado de funcionários. Para isso, o usuário acessa por um link e deve inserir login e senha, através de qualquer aparelho (computador, tablet ou celular). Para fazer a ponte entre o cuidador e a plataforma, o site conta com profissionais online, chamados de facilitadores sociais, que podem ser pedagogos, psicólogos ou assistentes sociais.
Primeira infância
“Eles acompanharão o desenvolvimento das habilidades e competências do cuidador/mãe e irão avaliar o contexto familiar e ficar atento às necessidades especiais ou particularidades das crianças”, complementa Juliana. Para atrair e prender a atenção, a empresa trabalha com estratégias de gamification com missões e desafios para engajar os cuidadores a percorrer as trilhas de aprendizagem.
Saúde
Dentro da plataforma, na área de saúde, os cuidadores poderão aprender a prevenir e identificar viroses, conferir calendário de vacinação, receber dicas sobre o momento ideal e forma correta de fazer o desfralde, por exemplo, entre outros.
Alimentação
No segmento de alimentação, são orientações sobre nutrição saudável de forma divertida, criação de cardápios e inserção de alimentos saudáveis, como brincar com a criança durante a preparação dos pratos, bem como estimular o desenvolvimento sensorial e emocional através do vínculo e até mesmo aprender a preparar picolés de frutas.
Emocional
No eixo emocional, a plataforma se utiliza da metodologia de Trilhas de Aprendizagem, ou seja, conjunto de ações que reúnem a teoria e a prática em tópicos que envolvem desde a amamentação, o andar, o aprendizado da fala, a birra e a retirada da chupeta. No suporte aos cuidadores, a plataforma também dispõe de facilitadores sociais que interagem com a família através de conversa ou vídeo, e a iniciativa dispõe ainda de entregas físicas de produtos como livros ou termômetros.