Para combater a pobreza menstrual, Recife cria o programa Ciclo de Cuidado
No Brasil, uma em cada quatro mulheres já faltou às aulas por não ter condições de comprar absorventes. De olho na necessidade urgente de cerca de 17 mil estudantes da rede municipal, o prefeito João Campos assinou decreto com a criação do programa Ciclo de Cuidado de combate à pobreza menstrual. Com a medida, Recife se torna a primeira capital do país a adotar a medida.
Ciclo de Cuidado
“A gente lança hoje o Ciclo de Cuidado, é um projeto do município do Recife para enfrentar a pobreza menstrual na nossa cidade. São 17 mil alunas que serão beneficiadas e R$ 1,5 milhão que serão investidos para a aquisição de absorventes e, mais do que isso, é uma política transversal. Nós vamos fazer capacitação dos professores e professoras para habilitá-los a debater esse tema na escola e garantir que as meninas do Recife, estudantes, terão esse acolhimento por parte da Prefeitura e que a gente possa dar o direito de elas assistirem às aulas. Fazendo isso a gente deve reduzir essa evasão e que a gente possa, com dignidade, quebrar o tabu de discussão desse tema”, explicou o prefeito João Campos no lançamento.
Dados
Entre as jovens que deixam de frequentar a escola quando menstruadas, cerca de 48% tentaram esconder que este foi o motivo da ausência e 45% acredita que não ter ido à aula devido ao período menstrual impactou negativamente o rendimento escolar. De acordo com dados coletados pelo Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef), a menarca, que compreende o primeiro ciclo menstrual, de 90% das brasileiras ocorre em média no intervalo entre 11 e 15 anos de idade.
Absorventes
Por isso, a Secretaria de Educação usou os 10 anos como idade mínima de referência para calcular o quantitativo das estudantes que serão beneficiadas com a distribuição dos absorventes descartáveis nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Recife. Além do objetivo principal de combate à precariedade menstrual das estudantes, o Programa Ciclo de Cuidado também visa também reduzir as ausências em dias letivos destas estudantes durante todo o período menstrual e, consequentemente, evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar.
Lábios
Durante o inverno, além do corpo e cabelo, é importante cuidar dos lábios para que não fiquem ressecados e rachados. Para isso, a Natura oferece o Esfoliante Labial, de Una, que possui esferas massageadoras e promove uma esfoliação suave, estimulando a renovação celular da boca, deixando-os mais macios e com a textura uniforme.
Inverno
Para finalizar o tratamento labial, a sugestão é o Batom Ultra-hidratante, também de Una. O produto é enriquecido com manteiga de cupuaçu bioativa e ceramidas de passiflora, ativos que garantem a restauração acelerada dos lábios e uma hidratação profunda o dia todo.
Alfaiataria
A consultora de imagem Deborah Pacífico passou para gente uma dica bem legal: alfaiataria com tênis. “Vivemos na era do conforto. Não tem essa de “só pode usar se for de tal jeito”. A gente usa o que quer, como se sente bem e prioriza nosso conforto e bem-estar”, explica. Por aqui, a gente super concorda, afinal, moda está aqui pra nos servir e não o contrário.
Croods 2
Somos apaixonadas pelas Auroras! Mais uma xará ganhou destaque, desta vez foi uma nova personagem da Universal Studios, Aurora Bemelhor, do novo filme 'Croods 2: Uma Nova Era'. Por sinal, uma ótima dica para as férias de julho, que começaram nessa semana para a garotada. Com apelido de "Poente", Aurora é filha de Esperança e de Bem, pais rígidos que super protegem a filha. No filme, ela vira a melhor amiga de Eep e, juntas, ultrapassam o muro protetor e encaram muitas aventuras.
Mulheres
A partir daí, a garota encontra voz e coragem para ser ela mesma. O longa também fala sobre o amor à família, a individualidade, relações entre mulheres e o lema de que "juntos somos mais fortes". Aliás, sem querer dar 'spoiler' (rsrs), mas ao final, quem salva os homens em apuros das 'garras' dos vilões são as mulheres. Aquela máxima de “donzela indefesa” já era… Ao contrário, a história reforça que as mulheres são capazes de qualquer coisa, principalmente quando trabalham juntas.
Elas
Isso mesmo: Croods 2 trata sobre o protagonismo feminino. Em determinadas cenas, o mais comum, infelizmente, seria vê-las construir uma inimizade e o surgimento de um triângulo amoroso, com uma disputa por Guy. Para nossa alegria, o filme toma outra direção, ao fazê-las melhores amigas desde o princípio, excluindo já de cara a possibilidade de uma rivalização entre as meninas.É a tal da sororidade tomando conta do mundo!
Vovó
Outra personagem que ficamos apaixonadas foi a Vovó, que se torna uma personagem feminina empoderada, corajosa e sábia, quando lembra de seus tempos de juventude numa aldeia de mulheres guerreiras. Croods 2 é uma bela lição de convivência e cidadania.