Primeira maratona de inovação online para o combate à violência contra mulher busca soluções inovadoras
De sexta-feira até domingo acontece a "1º Inovathon de Combate a Violência Doméstica", a primeira maratona de inovação online para o combate à violência doméstica. O objetivo é criar soluções que busquem ações de prevenção, combate e apoio à vítima. As inscrições são gratuitas e vão até hoje através do site https://www.sympla.com.br/i-inovathon-contra-a-violencia-domestica__906785.
Violência doméstica
O evento acontece num contexto em que os números da violência contra a mulher no Brasil teve um aumento médio de 14,1% nos primeiros quatro meses de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. O total de registros foi de 32,9 mil entre janeiro e abril de 2019 contra 37,5 mil no mesmo período deste ano. O destaque ficou para o mês de abril, que apresentou um aumento de 37,6% no comparativo entre os dois anos.
Soluções
O encontro terá 40h, será online e tem assinatura da Hub e Tech, em parceria com a InovAction. Nele, os grupos serão compostos por três a cinco pessoas, e fica obrigatória a participação de 40% de mulheres por grupo. Os vencedores receberão mentoria gratuita, por profissionais voluntários, e oportunidade de levar os projetos para entidades sem fins lucrativos com apoio para implantação real.
Inovadoras
O propósito é criar soluções que busquem ações de prevenção, de combate e de apoio à vítima. A maratona pretende captar ideias inovadoras de como evitar e prevenir a agressão, pensar em ações educativas e de comunicação, alertar as autoridades, conscientizar a vítima e combater a agressão, além de proteger, empoderar, apoiar, capacitar e profissionalizar as vítimas.
Prêmio
Será anunciado hoje, às 19h, os finalistas do 16º Prêmio Urbana de Jornalismo, da Urbana-PE. O prêmio, realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, destaca matérias produzidas sobre mobilidade urbana e transporte público. O anúncio será pelo canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/peurbana) e na página do facebook da Urbana-PE. Cada trabalho premiado receberá R$ 2,5 mil e o grande prêmio mais R$ 5 mil.
Amazônia
De olho no Dia da Amazônia (5 de setembro), a Natura marca a data com lançamento de filme e manifesto de Natura Ekos. Na campanha, assinada pela agência Africa, a marca defende que, em meio aos índices alarmantes de destruição ambiental, não existe outra possibilidade senão a que preze pelo bem-estar humano E o bem-estar ambiental. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=lWUE0KpvjvU&feature=youtu.be
Era do E
A empresa quer reforçar a importância de uma nova era, a “Era do E”, em que um negócio só será bom se promover desenvolvimento em harmonia com o meio-ambiente e só irá trazer benefícios pessoais quando oferecer também benefícios para o planeta. Seguindo o conceito “Somos todos uma natureza só”, a comunicação busca conectar todos os seres vivos com a Amazônia, bioma que tem sido extensivamente devastado por incêndios de ações irregulares de garimpo e grilagem de terra.