Logo Folha de Pernambuco

Primeira maratona de inovação online para o combate à violência contra mulher busca soluções inovadoras

Marcos Santos/USP

De sexta-feira até domingo acontece a "1º Inovathon de Combate a Violência Doméstica", a primeira maratona de inovação online para o combate à violência doméstica. O objetivo é criar soluções que busquem ações de prevenção, combate e apoio à vítima. As inscrições são gratuitas e vão até hoje através do site https://www.sympla.com.br/i-inovathon-contra-a-violencia-domestica__906785.

Violência doméstica

O evento acontece num contexto em que os números da violência contra a mulher no Brasil teve um aumento médio de 14,1% nos primeiros quatro meses de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. O total de registros foi de 32,9 mil entre janeiro e abril de 2019 contra 37,5 mil no mesmo período deste ano. O destaque ficou para o mês de abril, que apresentou um aumento de 37,6% no comparativo entre os dois anos.

Soluções

O encontro terá 40h, será online e tem assinatura da Hub e Tech, em parceria com a InovAction. Nele, os grupos serão compostos por três a cinco pessoas, e fica obrigatória a participação de 40% de mulheres por grupo. Os vencedores receberão mentoria gratuita, por profissionais voluntários, e oportunidade de levar os projetos para entidades sem fins lucrativos com apoio para implantação real.

Inovadoras

O propósito é criar soluções que busquem ações de prevenção, de combate e de apoio à vítima. A maratona pretende captar ideias inovadoras de como evitar e prevenir a agressão, pensar em ações educativas e de comunicação, alertar as autoridades, conscientizar a vítima e combater a agressão, além de proteger, empoderar, apoiar, capacitar e profissionalizar as vítimas. 

Prêmio

Será anunciado hoje, às 19h, os finalistas do 16º Prêmio Urbana de Jornalismo, da  Urbana-PE. O prêmio, realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, destaca matérias produzidas sobre mobilidade urbana e transporte público. O anúncio será pelo canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/peurbana) e na página do facebook da Urbana-PE.  Cada trabalho premiado receberá R$ 2,5 mil e o grande prêmio mais R$ 5 mil.

Amazônia

De olho no Dia da Amazônia (5 de setembro), a Natura marca a data com lançamento de filme e manifesto de Natura Ekos. Na campanha, assinada pela agência Africa, a marca defende que, em meio aos índices alarmantes de destruição ambiental, não existe outra possibilidade senão a que preze pelo bem-estar humano E o bem-estar ambiental.  Confira: https://www.youtube.com/watch?v=lWUE0KpvjvU&feature=youtu.be

Era do E

A empresa quer reforçar a importância de uma nova era, a “Era do E”, em que um negócio só será bom se promover desenvolvimento em harmonia com o meio-ambiente e só irá trazer benefícios pessoais quando oferecer também benefícios para o planeta. Seguindo o conceito “Somos todos uma natureza só”, a comunicação busca conectar todos os seres vivos com a Amazônia, bioma que tem sido extensivamente devastado por incêndios de ações irregulares de garimpo e grilagem de terra.

 

 

Veja também

"Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás", diz presidente da Petrobras

"Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás", diz presidente da Petrobras

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

Newsletter