Logo Folha de Pernambuco

Publicação e minidoc narram inovação social e transformações coletivas

Será lançado, hoje, às 19h, o “MAPA – uma Narrativa para o século XXI”. A iniciativa, que tem apoio da Natura https://www.instagram.com/naturabroficial/, reúne em publicação e minidocumentário com uma narrativa construída coletivamente entre 37 lideranças de diferentes idades, gêneros, classes sociais, raças e áreas de atuação para construção de um futuro desejável.  

Século XXI

A metodologia de inovação social que orientou o projeto foi a Teoria U, criada por Otto Scharmer e usada em projetos no mundo inteiro para transformações coletivas. A publicação do projeto responde o questionamento: “Existe um futuro provável e um futuro desejável. Em qual você quer viver?”.

Futuro desejável

As respostas para a pergunta foram sintetizadas por mensagens criadas ao longo das conversas e experiências vividas pelo grupo de lideranças. Neles, é possível encontrar dicas de ações e iniciativas sobre o que podemos começar a fazer hoje a fim de buscar o futuro desejável em diversas frentes como feminismo, impacto ambiental, combate ao racismo, LGBTfobia, entre outros.

Novos horizontes

Já o minidocumentário traz o depoimento de lideranças que participaram da jornada e dá um panorama geral de como foi cada uma de suas cinco etapas vividas pelo grupo: observar; abrir a mente e o coração; presenciar; cristalizar; e prototipar. “O projeto MAPA abre horizontes e mostra caminhos possíveis para enfrentar as estruturas de poder que excluem ao invés de incluir a diversidade. É uma narrativa transformadora e um repertório importante para todos que buscam construir um mundo melhor”, afirma Andrea Álvares (foto), vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura.

Diversidade

Para participar é só acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=6Hcu2xHRjEk&feature=youtu.be. Entre alguns dos participantes no evento online: o músico Marcelo Jeneci; a Vice-presidente Global de Marca, Inovação e Sustentabilidade da Natura, Andrea Alvares; Diretor Executivo do Pacto Global ONU Brasil, Carlo Pereira; Diretora de Responsabilidade Social da Rede Globo, Beatriz Azeredo e o Escritor, ambientalista e conferencista, liderança indígena de origem tapuia, Kaká Werá.
 
Mulheres na política

A Associação Municipalista de Pernambuco - AMUPE realiza o curso de formação ‘Mulheres na Representação Política’. As aulas inaugurais serão presenciais e começaram hoje e seguem até sábado, nas cidades de Recife, Caruaru, Salgueiro e Afogados da Ingazeira. A partir de segunda-feira, todo o curso será online e ficará à disposição das alunas.

Palestra

O tema da aula inaugural será ‘Mulher, Democracia Representativa e Municipalidade’ com as presenças da secretária estadual da Mulher e presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/CEDIM-PE, Silvia Cordeiro; prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco/AMUPE, José Patriota e os advogados, Marcus Alencar e Luísa Leite.

Inscrições

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo link de acesso:  http://www.eadamupe.org. A formação contará com carga horária de 22 horas/aula. Ao todo são 150 vagas para mulheres candidatas a prefeitas e vereadoras nas eleições 2020.

 

Veja também

Newsletter