Recife tem a primeira Clínica projetada para atendimento de pacientes em reabilitação e cuidados paliativos
A Florence acolhe e promove melhora na qualidade de vida dos pacientes e familiares
Recife conta com um novo conceito de clínica, sendo de transição voltada para tratamento de pacientes em Reabilitação e Cuidados Paliativos, a Clínica Florence. Uma proposta inovadora que foi lançada em Salvador e chega por aqui, mais especificamente no bairro das Graças, local escolhido a dedo por ser em uma das regiões mais preservadas e arborizadas da cidade, o que já mostra o primeiro diferencial, o ambiente verde.
Verde
Quem chega no local se depara com um casarão de 600m², relíquia da arquitetura do século XIX; um jardim repleto de vegetação, um mini lago e até peixes. Tudo já faz parte da terapia, sendo esse um jardim sensorial para o tratamento e também para que seus pacientes e cuidadores desfrutem de um momento de lazer e vejam a vida acontecer lá fora.
Humanizado
Com um modelo assistencial diferenciado, a Clínica Florence é focada em oferecer um ambiente humanizado, com interações flexíveis a partir da necessidade de cada paciente e seus familiares, promovendo acolhimento e melhora na qualidade de vida. Aliás, a família Florence abraça e escuta não apenas seu paciente direto, mas em especial seus cuidadores e familiares, seguindo a máxima do “cuidar de quem cuida”.
Vida
“Ao longo dos últimos quatro anos, a Florence tem impactado a qualidade de vida de muitos pacientes e familiares, sendo motivo de orgulho para o seguimento de saúde na Bahia. Neste contexto, nossa aspiração de crescimento se torna um dever, uma obrigação de levar o Jeito Florence para mais pessoas”, afirma Dr. Lucas Andrade, médico, idealizador e CEO da Clínica Florence.
Pacientes
E para quem se destina a Florence? São as mais diversas situações, desde jovens paciente em pós-operatório de cirurgia de grande porte, politraumas e internação prolongada em UTI; além de idosos ou pacientes que tiveram Covid na sua forma grave até pessoas acometidos por doenças oncológicas avançadas ou demência com marcadores de fase final de vida.
Terapias
Chama atenção a Sala de Reabilitação (coisa de primeiro mundo!), ideal para quem tem indicação de cuidados multidisciplinares ou quem teve perda recente de independência funcional, com intuito de reabilitação intensiva (funcional e adequação de cuidados) e redução da complexidade dos cuidados. Lá o paciente realiza fisioterapia, jogos e até experiência 3D com realidade aumentada. Destaque também para algo que é tão simples, mas que devolve a dignidade ao ser humano: os banheiros são adaptados para que o paciente possa tomar banho no chuveiro e, de preferência, de pé. Algo básico que cai na nossa rotina, mas que faz a diferença no tratamento.
Cuidados
Além disso, há grande foco na capacitação da família e cuidadores, preparando-os para oferecer a melhor assistência ao paciente em seu retorno para o lar com amparo e dicas de como adaptar a futura rotina do paciente em casa. As visitas na Clínica são permitidas 24 horas por dia, sete dias por semana. Acontecem também visitas programadas de crianças e animais de estimação, além de organização da comemoração de datas especiais com familiares e amigos.
Interdisciplinar
“Na Florence, estes pacientes seguem um plano de cuidados customizado e intensivo, que pode chegar até 18 horas semanais de terapias, elaborado por uma equipe interdisciplinar, com objetivo de recuperação da independência. O acompanhamento médico é feito 24h por dia, sete dias por semana”, ressalta Dr. Lucas Andrade.
Sustentabilidade
No quesito preocupação com meio ambiente, a Florence mostra que leva o tema à sério. Para começar, não utilizam papel para o prontuário, toda evolução do paciente é realizada diretamente no sistema, com o uso de um carrinho com tela portátil para edição no momento das visitas. A clínica utiliza placa solar para aquecimento do banho; captação de água pluvial para uso no jardim; tratamento do lixo com empresa certificada que direciona o lixo comum para cooperativas de reciclagem e utilização de lâmpadas LED.
Lar
Os 76 quartos são privativos, com iluminação natural e possibilidade de customização através de mural de fotos, livros e desenhos, para que o paciente possa se aproximar ao máximo do que conhecemos como lar. A arquitetura do quarto foi feita com esse intuito, inclusive a própria cama. A Clínica também conta com cozinha própria, com possibilidade de preparo de refeições customizadas, e refeitório para alimentação dos pacientes no próprio local. Além disso, há um espaço de convivência e um jardim amplo, possibilitando interações diversas entre pacientes, familiares e amigos.
Visita
A Florence atende os principais convênios do país e de forma particular. Com investimentos de mais de R$ 20 milhões, o empreendimento vai gerar cerca de 250 empregos diretos. Para conhecer mais sobre a Clínica, os interessados devem acessar o sitehttp://www.clinicaflorence.com.br.