Logo Folha de Pernambuco

Saiba qual seu tipo de cabelo e os produtos mais indicados 

Seco, oleoso, misto ou normal? É comum nos rótulos dos cosméticos para cabelo a indicação do seu tipo, mas como saber a diferença, para escolher qual o mais adequado para levar para casa? E quais os produtos que mais vão ajudar na sua rotina? Pensando em ajudar os clientes a identificarem melhor as características do seu cabelo, o Stylebar Boa Viagem (@stylebar_boaviagem) oferece tratamentos no local e oferece aos clientes uma consultoria individualizada para saber suas necessidades e manter os cuidados em casa.
 
De acordo com a proprietária do salão, Marília Melo,é preciso analisar alguns aspectos como a aparência após a lavagem, com os fios secos.

“Em geral, o cabelo é considerado seco quando os fios se mantêm com a aparência de limpo por mais tempo. Já o oleoso, tende a ficar mais grudado no couro cabeludo. Algumas horas depois de lavado, esse tipo de cabelo é identificado como um fio maispesado, com um aspecto engordurado. Por essas características, há uma dificuldade maior de manter o cabelo com a aparência de limpo”, explica. 

A executiva, no entanto, alerta para a diferença entre o cabelo seco e o ressecado.

“Quando ele está ressecado, o corpo do fio fica mais poroso e é mais difícil de se manter em um mesmo formato da raiz até as pontas, mesmo com o uso de “leave in” ou finalizador”, afirma. “O fio pode ser naturalmente seco, diferente do ressecado que é resultado de algum agente externo como praia, piscina, algum procedimento químico ou fonte de calor como uso de chapinha, “baby liss”, secador, inclusive a utilizaçãodesses de forma discriminada, sem cuidados profissionais, pode até queimar o cabelo”, adverte. 

Em se tratando dos cabelos normais, Melo esclarece que este tipo de cabelo requer menos cuidados no seu dia a dia.

“Quem tem cabelo normal, não possui excesso de óleo, como o oleoso, ele é composto de um óleo natural, que consegue ir da raiz até aspontas, mantendo a nutrição do fio. Lembrando que a oleosidade do cabelo é uma coisa natural, normal e benéfica quando não é excessiva, pois, nesse caso, a quantidade de gordura natural é suficiente para manter o fio lustroso”, completa. “para finalizar, o cabelo misto possui características do oleoso e do seco, sendo a raiz oleosa e as pontas tendem a ser mais ressecadas”, conclui. 

INDICAÇÕES DE PRODUTOS E ADITIVOS
 
De acordo com Marília Melo, na escolha de produtos é preciso optar por aqueles que mais ajudam nas necessidades específicas.

“Os cabelos secos pedem produtos para reconstrução com uma ação que retireo excesso de oleosidade sem ressecar o fio. O mesmo é indicado para os cabelos ressecados”, ensina. “Produtos à base de hortelã e verbena são ótimos para esse fim. Ampolas com Pantenol e aminoácidos de quinoa são soluções rápidas que ajudam na hidratação e fortalecimento dos fios. Também é recomendado para quem clareia o cabelo”, continua.


Ainda segundo a especialista, os cabelos oleosos são beneficiados com produtos “Detox”. “O uso de shampoos e condicionadores de reparação, a base de extrato de sálvia são ótimos aliados pois possuem ação tonificante, purificante e adstringente.Dessa forma, eles retiram os excessos de procedimentos, suor e reponhem a massa perdida”, conta. “No salão oferecemos a venda da linha “home care” exclusiva da Farmaervas, a mesma que utilizamos nos nossos lavatórios, com produtos veganos e fórmulas naturais, para indicar aos clientes de forma personalizada a partir das características específicas de cada fio”, completa.
 
 

Veja também

Newsletter