Logo Folha de Pernambuco

Solar Coca-Cola tem programa focado em vagas prioritárias para mulheres na tecnologia em Pernambuco

Em 2023, a Solar recebeu selo Great Place to Work como a melhor empresa para se trabalhar no Estado

Com um papel fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco e oportunidades de gerar novos negócios e empregos, a Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola, embarca no Porto Digital.  

“Reconhecemos a importância do apoio constante ao ecossistema de inovação para incorporar novas ideias e tecnologias disruptivas. Temos como objetivo ser referência no nosso segmento, liderando na transformação digital e no relacionamento B2B otimizado pela tecnologia", ”, comenta o diretor-presidente da companhia, Andre Salles.

Em tecnologia, a jornada de transformação digital da Solar Coca-Cola é articulada em três pilares essenciais: Pessoas, Infraestrutura/Plataformas e Advanced Analytics. No âmbito das Pessoas, a Solar busca se posicionar como uma marca empregadora forte em tecnologia, potencializando a equipe com a inclusão de profissionais especialistas em produtos e jornadas digitais.

De olho nos novos talentos da área de tecnologia, a empresa lançou em 2021 o 'Decola Tech', uma frente de seu programa de estágio focado em oportunidades de vagas prioritárias para mulheres na área. O Decola é um projeto que pretende transformar realidades e promover o aprendizado, o desenvolvimento e o crescimento. 

Na estratégia de Advanced Analytics, a implantação do Centro de Excelência e Decisões Baseadas em Dados, tem revolucionado a utilização de dados para impulsionar decisões de negócio e personalizar as interações com os clientes. A implementação de uma robusta plataforma Data Lake, aliada à criação de aplicações baseadas em inteligência artificial e Machine Learning vem aumentando a assertividade na forma de servir tanto clientes, quanto áreas dos negócios. 

A Solar Coca-Cola busca que sua iniciativa de digitalização ultrapasse os muros da empresa, apoiando o desenvolvimento do mercado como um todo. Por este motivo, investimentos estratégicos são realizados no pilar Infraestrutura/Plataformas que fornece tecnologias para aprimorar a flexibilidade e a agilidade no desenvolvimento de produtos digitais. O Aplicativo 'Solar+' é um exemplo disto e vai além da simples realização de compras por meio de um app. Ele proporciona suporte na gestão e estruturação do negócio, acesso à energia renovável e identificação de profissionais qualificados pelo projeto Coletivo Jovem. 

“Estas inovações transformam como servimos nossos clientes B2B, especialmente, através do novo aplicativo Solar+. Fechamos o primeiro trimestre deste ano com 52% dos clientes comprando via canais digitais, atingindo 31,8% de faturamento total da companhia advindos destes canais”, reforça Salles. A Solar busca transformar o aplicativo em uma plataforma única, oferecendo soluções abrangentes para os desafios enfrentados pelos clientes.  

Números

Com 18 mil colaboradores(as), a companhia é responsável pela produção e distribuição de mais de 200 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a empresa alcança 25 milhões de lares em todo país. Em Pernambuco, a companhia alcança mais de 34 mil pontos de venda e emprega mais de 2.700 colaboradores em todo o estado.

 

Veja também

Newsletter