Logo Folha de Pernambuco

Solidariedade através da arte do pintor José Cláudio

Exposição do IMIP homenageia o artista falecido no ano passado

O Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) abre as portas para receber a tradicional Exposição de Artes do IMIP, na próxima quinta-feira (24). Além de reunir mais de 100 artistas pernambucanos, entre eles o meu primo Mané Tatu, a mostra homenageará meu querido tio José Cláudio, falecido no ano passado, cuja obra marcou profundamente o cenário artístico brasileiro e internacional. Sua atuação foi essencial para o desenvolvimento da arte no estado, sendo um dos fundadores do Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife.

Com a curadoria de Rinaldo Carvalho, diretor do MEPE e artista plástico, a exposição oferece ao público uma experiência artística imersiva, integrando diversas formas de arte e tecnologia. A obra de José Cláudio, reconhecida pela combinação vibrante de cores e pela expressão visual do Nordeste, será o destaque da mostra, que incluirá projeções em vídeo mapping, permitindo uma nova forma de interação com suas criações.

Para Rinaldo Carvalho, “homenagear José Cláudio é mais do que celebrar sua trajetória; é reconhecer sua inestimável contribuição para a cultura pernambucana e brasileira". ainda mais quando se trata de ação tão nobre. 

Arte que cura

Parte das vendas das obras expostas será destinada ao Setor de Oncologia do IMIP, uma iniciativa que destaca a importância da cultura como veículo de solidariedade. Elizabeth Veiga, presidente da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP, reforça a conexão entre arte e saúde:

“É emocionante ver como esses artistas se engajam em causas sociais tão importantes, contribuindo para o atendimento de centenas de pacientes oncológicos atendidos pelo SUS.”

 Além da mostra de arte, a programação inclui rodas de conversa com a participação de especialistas e artistas, além de oficinas voltadas ao público infantil, ampliando o acesso e a interação com a arte pernambucana.

 

 

 

Veja também

Lucro da Netflix cresce 41% e atinge US$ 2,36 bilhões no 3º trimestre
STREAMING

Lucro da Netflix cresce 41% e atinge US$ 2,36 bilhões no 3º trimestre

Combustíveis ficam praticamente estáveis na 1ª quinzena do mês, mostra pesquisa
COMBUSTÍVEIS

Combustíveis ficam praticamente estáveis na 1ª quinzena do mês, mostra pesquisa

Newsletter