Logo Folha de Pernambuco

‘A Teacher’ denuncia relação ilegal entre professora e aluno em minissérie

Kate Mara e Nick Robinson são protagonistas na minissérie "A Teacher" - Divulgação

Em 2013 a cineasta Hannah Fidell escreveu e dirigiu o longa “A Teacher”, que narra a relação ilegal entre professora e aluno de uma escola no Texas. Já na vida real, quase como uma previsão, uma mentora maior de idade ficou grávida de um menino de 13 anos, em 2015, sendo condenada em 2017 a 10 anos de prisão. 

O juiz Michael McSpadden, responsável pelo caso na época, chegou a dizer que a condenação deveria servir de exemplo, já que, segundo ele, a ilegalidade costuma ocorrer frequentemente nos Estados Unidos. Agora, o canal americano FX com distribuição pela Hulu, lança uma versão adaptada do filme de mesmo nome, também comandada por Fidell e com produção do ator Jason Bateman (Ozark). 

Desta vez, a minissérie de 10 episódios tem Kate Mara (Quarteto Fantástico, Pose) interpretando a professora, enquanto o aluno é vivido por Nick Robinson (Com Amor, Simon). A versão televisiva de “A Teacher” traz o viés das consequências do romance ilegal na vida dos dois, uma abordagem diferente do filme de sete anos atrás. A minissérie ainda não tem data de estreia no Brasil.

Baseada em fatos x Romantização

A indústria televisiva ao longo dos anos trata o romance entre professor(a) e aluno(a) como um clichê, a diferença é que na maioria dos casos (“Friends”, “Pretty Little Liars”, “One Tree Hill” e “How I Met Your Mother” são alguns exemplos) isso acontece no ambiente universitário, quando a diferença de idade entre o potencial casal pode ser menor. 

Isso não impede de dificultar a credibilidade da produção que tenta trabalhar uma trama mais séria, já que o imaginário está acostumado com o clichê. Há problemas, também, com a frequência em que personagens menores de idade são interpretados por elenco mais velho. 

Fisicamente, aos olhos do público, dá a impressão de que há uma aproximação na idade, causando uma naturalização do romance, que deixa de ser crime para ser um amor proibido, apenas. Quando a narrativa acontece na escola, vem o equivoco. Isso acontece em “A Teacher”, a minissérie. 

Na vida real, Kate tem 37 e Nick, 25. Ele é muito mais alto que ela. Acreditar que a relação deles, na ficção, é errada, requer esforço, ainda que sejam bons atores. 

Posicionamento

A produção destaca aviso ao final de cada episódio: “Se você ou alguém precisa de ajuda, saiba que não está sozinho”. Em parceria com a organização RAINN (singla em inglês para Rede Nacional de Estupro, Abuso e Incesto), o canal FX lançou um vídeo institucional, com a atriz Kate Mara, alertando o posicionamento da produção. “Não está certo para um adulto usar sua relação de autoridade para manipular alguém mais jovem e ter relações sexuais”, diz a estrela. Assista aqui.

“A Teacher” estreou em novembro nos Estados Unidos e ainda não tem previsão de estreia no Brasil. Confira o trailer:

*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele já maratonou mais de 300 produções, totalizando aproximadamente 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

''Verity'': Anne Hathaway estrelará adaptação do livro de Colleen Hoover; saiba mais
CINEMA

''Verity'': Anne Hathaway estrelará adaptação do livro de Colleen Hoover; saiba mais

Neuer se machuca em treino e vira dúvida no Bayern
Futebol

Neuer se machuca em treino e vira dúvida no Bayern

Newsletter