Logo Folha de Pernambuco

“Borboletas Negras” traz ambiente sombrio em suspense francês complexo

Minissérie francesa de Olivier Abbou e Bruno Merle tem seis episódios na Netflix

"Borboletas Negras" é a nova minissérie francesa da Netflix - Divulgação

A minissérie “Borboletas Negras” foi a mais recente produção francesa a estrear na Netflix. Em seis episódios de aproximadamente 45 minutos de duração, a minissérie criada por Olivier Abbou e Bruno Merle mistura drama, suspense e crime, construindo um ambiente pesado e sombrio em uma narrativa que passeia do passado ao presente. 

Na história, o escritor Adrien (Nicolas Duvauchelle) está em busca de inspiração para seu próximo trabalho autoral quando é contatado por Albert (Niels Arestrup), um idoso misterioso que quer transcrever suas memórias em um livro. Sua intenção é narrar apenas parte da vida que viveu ao lado de sua amada Solange (Alyzée Costes), evitando perguntas mais profundas de Adrien. 

A narração acontece na casa de Albert e, aos poucos, essa relação vai se tornando perigosa. Isso porque Albert faz relatos de quando era jovem e dos crimes que cometeu ao longo dos anos. O ponto-chave acontece quando Adrien se dá conta que não foi escolhido aleatoriamente para escrever o livro de Albert.  

Com boas reviravoltas, "Borboletas Negras" consegue envolver o telespectador em relatos difíceis e sombrios. A dupla de criadores, Olivier Abbou e Bruno Merle, cria um clima tão pesado que seis episódios parecem 10. Ao mesmo tempo, alimenta a curiosidade de saber mais sobre a vida de Albert de maneira precisa, sem se alongar em arcos desinteressantes. Aqui, tudo parece atrativo e obscuro.

Solange é, sem dúvida, a personagem que mais fascina. Sua complexidade vem do aprofundamento da sua história, narrada por Albert. Passando de vítima para criminosa, a linha tênue entre esses dois conceitos é desenvolvida ao longo de todos os episódios.

O elenco também têm seus méritos. Além dos já citados, a série conta com Axel Granberger, Brigitte Catillon, Henny Reents, Lola Créton, Marie Denarnaud, Alice Belaïdi e Sami Bouajila. Confira o trailer:  

*Fernando Martins é jornalista e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Instagram: @umaseriedecoisas.
*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

USINA SÃO JOSÉ S.A - balanço

USINA SÃO JOSÉ S.A - balanço

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Newsletter