Logo Folha de Pernambuco

Com a pandemia, confira as novas datas das premiações do cinema e da TV

Emmy de 2020 aconteceu sem plateia e vencedores recebendo estatueta em casa - Reprodução

Quem gosta de acompanhar as premiações internacionais da indústria televisiva e cinematográfica deve ter percebido que janeiro está acabando e não houve nenhuma celebração. Em condições normais, a temporada de prêmios começava com o Critics’ Choice Awards ou o SAG Awards, culminando no Oscar em fevereiro. 

Mas em 2020 tudo mudou. O motivo, claro, está ligado à pandemia do novo coronavírus. Assim como as produções, as celebrações também foram adiadas para evitar aglomerações. Alternativas foram providenciadas para que o “show pudesse continuar”. O Emmy Awards 2020, por exemplo, não teve plateia e os vencedores receberam a estatueta em casa. O Grammy testava as estrelas e, também em palco sem plateia, transmitia as performances dos artistas.

Algo similar deve acontecer este ano. Mesmo que o esquema de vacinação já esteja em prática na maior parte do mundo, é improvável que tudo volte ao normal em 2021. Resta esperar para ver.

Vencedores e Indicados

No último dia 10 de janeiro foram revelados os vencedores do Critics’ Super Awards para o cinema e TV. Neste caso, a premiação reconhece os melhores nos gêneros de ação, animação, super-heróis, terror e ficção científica/fantasia. Confira a lista aqui.

Dentro da mesma Associação, o Critics’ Choice Awards liberou a lista com os indicados para melhor drama e comédia, com celebração realocada para março. Até a data desta publicação, a lista com os indicados na área cinematográfica ainda não havia saído. As séries com mais indicações foram "The Crown" e "Ozark", com seis nomeações cada. 

Período de elegibilidade

Uma das mudanças necessárias para que as celebrações de 2021 aconteçam foi a data de elegibilidade das séries e filmes. Para o Oscar e o Globo de Ouro, na categoria de cinema, vale os filmes que estrearam no cinema ou no streaming entre 01 de janeiro de 2020 até 28 de fevereiro de 2021.

Já a categoria de TV continua igual de 01 de janeiro de 2020 até 31 de dezembro de 2020, ou seja o que estrear em 2021 fica para o Globo de Ouro de 2022. Lembrando que os períodos citados são para o Globo de Ouro (séries e filmes) e Oscar (filmes). 

O equivalente ao Oscar da TV, o Emmy Awards, é tradicionalmente celebrado no mês de setembro, mas muita água pode passar por debaixo dessa ponte, deixemos, então, para comentar sobre ele no futuro.

Confira a programação para lista de indicados e celebrações do cinema e TV:

JANEIRO
10 de janeiro de 2021 – Cerimônia do Critics’ Choice Super Awards
18 de janeiro de 2021 – Indicados ao Critics’ Choice Awards na categoria de TV

FEVEREIRO
3 de fevereiro de 2021 – Indicados ao Globo de Ouro
4 de fevereiro de 2021 – Indicados ao SAG Awards
7 de fevereiro de 2021 – Indicados ao Critics’ Choice Awards na categoria de cinema
9 de fevereiro de 2021– Indicados nas categorias e shortlist do Oscar
28 de fevereiro de 2021 – Cerimônia do Globo de Ouro 

MARÇO
7 de março de 2021 –  Cerimônia do Critics’ Choice Awards (TV/Cinema)
14 de março de 2021 – Cerimônia do SAG Awards 
15 de março de 2021 – Indicados ao Oscar

ABRIL
11 de abril de 2021 – Cerimônia do BAFTA
25 de abril de 2021 – Cerimônia do Oscar

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Newsletter