Logo Folha de Pernambuco

Com linguagem simples, Websérie mostra que é importante, sim, discutir política

Julia Tolezano possui quase dois milhões de inscritos em seu canal "Jout Jout Prazer" - Divulgação

O Uma Série de Coisas dará uma pausa nas séries fictícias para convidar a uma reflexão sobre um tema específico. O assunto desta sexta-feira (24) assemelha-se a uma história escrita por Shonda Rhimes – criadora de séries como “Grey’s Anatomy” e “Scandal” – com várias reviravoltas e lutas pelo poder: a política brasileira. Mas vamos combinar que a nossa participação diante desta questão não se resumirá a ligar a televisão, assistir aos debates e dormir, certo?

Com as eleições de 2018 chegando e o atual cenário político muitas pessoas -principalmente nas redes sociais- verbalizam que preferem "não dar atenção à corrupção". Mas não haverá mudança ao menos que as pessoas dialoguem sobre os interesses sociais do País e que isso reflita nas urnas no dia 7 de outubro.

Pensando nisso, a coluna Uma Série de Coisas indica nesta sexta-feira (24) uma websérie que discute o tema de uma forma simples, que qualquer pessoa pode entender, e conversou com a youtuber Julia Tolezano, a Jout Jout, sobre Era uma vez um voto”, que tem episódios publicados toda segunda-feira, às 10h, em seu canal no YouTube.

Neles, a menina do “não tire o batom vermelho” mostra que, sim, temos a obrigação de discutir e nos interessar pela política. Jout Jout, inclusive, estará no Recife nesta sexta-feira (24), às 14h30, no Teatro RioMar, para falar sobre empreendedorismo.

Leia também:
Influenciadores Digitais dão dicas de séries para assistir no fim de semana
As mães da televisão e a ruptura de estereótipos

Os roteiros são escritos em parceria com a amiga Lígia Stocche. A ideia de levar a importância da reflexão política para o “Jout Jout Prazer” surgiu da conversa entre Julia e Lígia. “Lígia fala sobre política de um jeito que qualquer pessoa consegue entender. Eu era essa pessoa que sempre dizia que não sabia nada de política e que não queria discutir política. Mas aí ela foi me mostrando que eu, na verdade, sabia coisa à beça e me explicou tanta coisa incrível que eu falei ‘gente, preciso levar isso para o canal’”, conta Jout Jout.

Veja o primeiro episódio da websérie:

A websérie tem direção de Caio Franco e produção de Liz Tibau. Como mostrado no episódio piloto, tudo ao nosso redor é ligado direta ou indiretamente por assuntos políticos.

“A ideia era influenciar positivamente as pessoas para que elas passassem a pensar mais sobre como podem atuar na política em diferentes esferas, tanto na micropolítica, como na macropolítica, onde lhe couber”, explica Jout Jout.  

Leia também: 
TSE já aprovou cinco registros de candidatura à Presidência
'The Tale', indicada ao Emmy, traduz a triste e comum realidade sobre o abuso sexual 

Um dos temas que ela destaca é Direitos Humanos. Uma pesquisa feita pelo Instituto Ipso  mostra que dois em cada três brasileiros acreditam que os direitos humanos só defendem os criminosos. “As pessoas têm medo e preconceito, aí gera esse resultado [da pesquisa] aí. (...) A televisão só conta o que acontece de ruim, ou seja, violência. Quando fala sobre alguma favela, não é sobre o que acontece de bonito lá dentro, de como as pessoas se ajudam dentro das suas comunidades, é sobre troca de tiros. Claro que essas coisas acontecem e são relevantes de serem divulgadas, mas a manchete que chega até nós por esse meio tem um controle direto na opinião pública”, defende.

Serão 10 episódios, sendo o último divulgado um dia antes das eleições. Que tal "maratonar" a websérie – que já possui três vídeos postados – e convidar pai, avó e vizinho e lembrar a eles que política se discute, sim. Mas de forma saudável e didática, chamando a atenção de outras pessoas sobre a importância do voto consciente

EPISÓDIO #02:
Nossa democracia tá toda cagada

EPISÓDIO #03: 
Como faz pra participar disso aí?

Jout Jout Prazer
A youtuber ganha cada vez mais espaço em seu canal ao dar opiniões que defendem causas sociais e tentam alertar sobre temas que merecem ser debatidos, como feminismo, patriarcado, poder político e exercício da democracia, por exemplo.

Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele acompanha mais de 200 produções e já assistiu mais de 6 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Facebook: Uma série de Coisas. Instagram: @umaseriedecoisas. Blog: Uma Série de Coisas.

A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas

Veja também

Newsletter