Logo Folha de Pernambuco

“Enxame”: sátira de Donald Glover abre debate sobre fanatismo com ótimo elenco

Disponível na Prime Video, série chamou atenção por fazer referência à cantora Beyoncé

Atriz Dominique Fishback faz um ótimo trabalho como a protagonista Dre na nova série da Prime Video - Divulgação

Em fevereiro, a cantora Rihanna, que não subia aos palcos há sete anos, retornou trazendo seus principais hits no show do intervalo do Super Bowl. Nas redes sociais, como de costume, houve o que chamamos de “rinha de diva pop”, quando fãs defendem seus ídolos a todo custo. Na ocasião, a discussão girava em torno da performance e de qual das cantoras havia entregado a melhor apresentação – Lady Gaga, Katy Perry, Shakira e Beyoncé foram alguns nomes citados. Esta última, recentemente, foi inspiração da série “Enxame”, que leva essa discussão ao extremo com uma protagonista que mata quem discordar que a sua diva pop é a melhor. Spoilers a seguir.

“Quem é sua artista favorita?”

Criada por Donald Glover e Janine Nabers, "Enxame" tem como protagonista a jovem Dre (Dominique Fishback) e sua obsessão pela cantora pop Na'Jah (Nirine S. Brown). À primeira vista, Dre aparenta ser uma fã comum que defende sua cantora favorita nas redes sociais e faz divida no cartão de crédito para comprar ingressos de shows da artista. Mas após uma tragédia envolvendo sua irmã Marissa (Chloe Bailey), sua obsessão passa dos limites. 

Dre passa a stalkear pessoas que criticam Na’Jah. “Quem é sua artista favorita?”, pergunta a personagem pessoalmente quando tem oportunidade. Depois, ela faz comparações argumentando que sua “ídola” tem 27 Grammy’s e, por isso, é superior a qualquer artista. Assim, ela segue numa matança desenfreada. 

Referências 

É inegável que “Enxame” tem como base o fandom (grupo de fãs) da cantora Beyoncé. Para quem, por acaso, não está inserido no contexto, o nome artístico faz alusão às abelhas – “Bee”, no inglês. O próprio título do programa tem o conjunto de abelhas como definição. Vale lembrar que Beyhive, nome pelo qual se identifica quem é fã da cantora, é uma adaptação de “beehive”, ou seja, “colméia”, na tradução.

Dentro do universo da série, os fanáticos de Na’Jah são conhecidos como abelhas assassinas. Contudo, engana-se quem lê a sinopse e pensa que a produção possa ser uma crítica a Beyoncé. Apesar das referências e escolhas criativas, a narrativa, sim, usa como exemplo a cantora, mas para falar da violência e da intolerância de extremistas que se mascaram na definição de “fã” para cometer crimes.

Se tirássemos as referências e inserimos, por exemplo, elementos dos Little Monsters (fãs da cantora Lady Gaga), a mensagem da série será a mesma. 

Sátira e a sociedade atual

A série “Enxame” é violenta e engraçada na mesma medida. Pelo cuidado de um tom não sobrepor o outro, os episódios de trinta a quarenta minutos passam rápido e causam impacto. Somado a isso estão as questões raciais e a crítica ao ódio gratuito que é dito na internet. Nesse ponto, o comando de Donald Glover é certeiro, algo parecido com seu trabalho em “Atlanta”.

A certa altura da série, quando questionado pela protagonista sobre os comentários maldosos que deixou no perfil da Na’Jah, uma vítima em potencial afirma que nem lembrava o que tinha escrito na postagem, reiterando que muitos só replicam o ódio pelo ódio.

Elenco e trilha sonora 

O elenco inteiro brilha, comandado pelo trabalho preciso de Dominique Fishback como uma jovem serial killer. A cantora Billie Eilish faz sua primeira participação como atriz, mas é esquecível quando temos outro grupo de personagens no enredo, as dançarinas de uma boate local que embora não tenha destaque, faz os minutos em cena valer a pena.

Outro ponto positivo é a trilha sonora, composta originalmente para a série. A sonoplastia também cria momentos de tensão interessantes quando a protagonista é levada ao limite no mesmo momento em que o som de abelhas se aproxima. 

No mais, “Enxame” é uma ótima sátira com toques de suspense psicológico e thriller. Não será surpresa se vermos a produção indicada nas premiações do segundo semestre. Veja o trailer:

*Fernando Martins é jornalista e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Instagram: @umaseriedecoisas.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC
FORÇA-TAREFA

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC

Petróleo sobe por riscos geopolíticos vinculados ao conflito na Ucrânia
Petróleo

Petróleo sobe por riscos geopolíticos vinculados ao conflito na Ucrânia

Newsletter