Influenciadores Digitais dão dicas de séries para assistir no fim de semana
Se tem algo em comum entre os youtubers e as séries de TV é o fato de que ambos têm crescido e se popularizado nos últimos anos. Segundo a Revista Galileu, há 1,9 bilhões de usuários que se conectam ao YouTube todos os meses, espalhados em 90 países e 80 idiomas. Em paralelo, segundo a pesquisa feita pelo instituto da FX (via THR), apenas no ano de 2016 foram 455 séries para o ar, levando em consideração os canais a cabo, redes abertas e streaming. Desse jeito fica impossível pôr as séries em dia, não acham?
Convenientemente, uma vez que os digitais influencers tem liberdade de direcionar seus canais para qualquer linha temática – experiências de vida, moda, games e cinema, por exemplo – e dialogar com parcelas específicas do público, a produção de vídeos sobre séries de TV é um casamento que funciona e dá resultados.
Aproveitando para sugerir quem ainda não a conhece, trago como exemplo o canal da Carol Moreira. Com mais de 500 mil inscritos em seu canal, a youtuber de cinema e séries também é apresentadora do Warner Channel e referência para os fãs que a acompanham. É uma ótima opção para quem curte um papo geek.
Leia também:
Intolerância invisível: ‘SKAM’ e o discurso de ódio nas redes sociais
Oito séries para assistir no mês do Orgulho LGBTI
Youtubers que entraram no Cotel fantasiados vão responder na Justiça
Com a chegada do fim de semana, o Uma Série de Coisas conversou com alguns youtubers sobre séries de TV e indicações de produções dignas de uma maratona.
YOUTUBER: Julia Tolezano.
CANAL: Jout Jout Prazer.
INDICAÇÃO: Big Little Lies (2017-presente).
ONDE ASSISTIR: HBO GO.
Uma das criadoras de conteúdo mais populares do Brasil, Jout Jout, como ficou conhecida, traz para seu canal assuntos gerais e relevantes como feminismo, relacionamento abusivo e autoestima.
Sua indicação, ‘Big Little Lies’, também carrega um pouco dos três temas mencionados. Baseada no romance de Liane Moriarty, a série foi indicada em 16 categorias do Emmy, vencendo em oito. No elenco, nomes como Nicole Kidman (Moulin Rouge), Reese Witherspoon (Legalmente Loira), Shailene Woodley (Divergente, A Culpa é das Estrelas) e Laura Dern (Jurassic Park) garantem atuações louváveis. A segunda temporada contará, também, com a participação de Meryl Streep (Mamma Mia!) e Denis O'Hare (This Is Us, American Horror Story).
YOUTUBERS: Gustavo e Tulio Rocha.
CANAL: Irmãos Rocha.
INDICAÇÃO: 13 Reasons Why (2017-presente).
ONDE ASSISTIR: Netflix.
Gustavo e Tulio Rocha, com seis e quatro milhões de seguidores no Instagram, respectivamente, atingiram a popularidade após postarem vídeos dançando juntos. Hoje, o canal dos irmãos gêmeos no YouTube ultrapassam dois milhões de inscritos.
‘13 Reasons Why’, série indicada pelos influenciadores, abriu debates na internet sobre bullying e depressão, dividindo opiniões entre fãs e críticos. Segundo os irmãos Rocha, a problemática que a história narra é importante e muito presente na vida dos adolescentes. O drama teve sua segunda temporada disponibilizada esse ano pelo serviço de streaming Netflix. No início de cada episódio da nova temporada, um aviso que também serve como alerta para a primeira: “13 Reasons Why é uma série ficcional que aborda problemas reais e difíceis, olhando para assédio sexual, abuso de substâncias ilícitas, suicídio e mais. Ao jogar luz sobre esses tópicos, esperamos que nossa série possa ajudar espectadores a começarem uma conversa”, diz o texto.
YOUTUBER: Gui Pintto.
CANAL: Guilherme Pintto.
INDICAÇÃO: ‘Grace and Frankie’ (2015-presente).
ONDE ASSISTIR: Netflix.
Autor do livro “Seja o Amor da Sua Vida”, Guilherme Pintto escreve sobre amor-próprio e autoestima com sensibilidade. Além da literatura, Gui levou o tema para seu canal no YouTube – hoje com mais de 500 mil inscritos – e também em palestras pelo Brasil.
A série indicada pelo criador de conteúdo é tão aconchegante quanto as mensagens que ele passa nas redes sociais. Segundo Gui, ‘Grace and Frankie’ é leve, engraçada e faz o público se apaixonar por cada episódio, abordando questões de homoafetividade, sexo na terceira idade, feminismo e outras questões.
YOUTUBER: Pedro Castilho.
CANAL: Põe Na Roda.
INDICAÇÃO: 3% (2016-presente).
ONDE ASSISTIR: Netflix.
Considerado um dos canais LGBTIs de maior visibilidade no Brasil, o Põe Na Roda existe há quatro anos, como portal e canal no YouTube. O jornalista e escritor Pedro Castilho traz notícias, listas, entrevistas e humor à plataforma de vídeo, sempre relacionado ao universo gay.
Para o Uma Série de Coisas, Pedro contou que entre as séries atuais, ‘3%’ é uma das que mais gosta. Segundo o digital influencer, a série brasileira da Netflix é uma obra de ficção incrível com roteiro original, narrando a história que divide o mundo entre Continente e Maralto como metáfora para falar sobre a desigualdade social, meritocracia e preconceitos no país e no mundo.
YOUTUBER: Amanda Neves.
CANAL: Beijo da Maga.
INDICAÇÃO: Friends (1994-2004).
ONDE ASSISTIR: Netflix.
A pernambucana Amanda Neves não só tem seu próprio espaço humorístico, como também é integrante de outro canal de comédia, o Putz Véi. E, claro, a indicação dela faz jus ao gênero, já tão familiar para ela. ‘Friends’ dispensa apresentações e é considerada uma das séries mais rentáveis da TV, garantindo a aproximação com o público e eternizando uma geração de fãs.
YOUTUBER: Camila Coutinho.
CANAL: Garotas Estúpidas.
INDICAÇÃO: ‘Mad Men’ (2007-2015) e ‘Stranger Things’ (2016-presente).
ONDE ASSISTIR: ambas na Netflix.
Camila Coutinho é a criadora do blog Meninas Estúpidas. O que começou como um hobby, foi tomando dimensões enormes ao ponto de, hoje, ser referência de moda no país e no mundo. No seu canal pode-se encontrar, além das tendências, dica de viagens, tutoriais e bate-papos.
A designer e influenciadora mostrou que adora assistir séries e indicou não apenas uma, mas duas produções. A primeira, ‘Mad Men’, retrata o dia a dia de um escritório de publicidade na Nova Iorque dos anos 1960, com cenas que são uma verdadeira aula de marketing. Para Camila, a série ganhou pontos por mostrar o crescimento e ascensão da mulher no mercado de trabalho – a personagem Betty passa de secretária para diretora de criação da agência.
Sua segunda indicação é ‘Stranger Things’, quase um completo oposto. Mas Camila explica: “uma combinação de fantasia e suspense que fica ainda mais irresistível com a ambientação nos anos 1980 e aquele elenco super fofo. É daquelas que você acaba rapidinho, não tem como não viciar!”, diz.
Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele acompanha mais de 180 produções e já assistiu mais de 5,3 mil episódios, uma média de 23 por semana. A série mais assistida - a favorita - é "Grey's Anatomy", à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Facebook: Uma série de Coisas. Instagram: @umaseriedecoisas.
A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.