Logo Folha de Pernambuco

“Invasion” divide enredo em cinco e é boa opção de ficção científica

Série da AppleTV+ está renovada para a segunda temporada

"Invasion" tem invasão alienígena contada pelo viés de cinco personagens distintos - Divulgação

Há pouco mais de um século somos bombardeados de histórias que profetizam uma possível invasão alienígena. Poderia citar vários clássicos do gênero, como o livro e filme “A Guerra dos Mundos”, “Sinais” e “A Chegada”. Nesta sexta-feira (4), a coluna Uma Série de Coisas fala sobre “Invasion”, a série da AppleTV+ lançada em outubro de 2021 e que já está renovada para a segunda temporada

Os 10 episódios da primeira temporada de “Invasion” ambienta a narrativa em diversas tramas paralelas. Os personagens não lidam juntos com o problema, já que estão espalhados pelo mundo. Por um lado, é como se assistíssemos cinco séries dentro de uma única, por outro, corre-se o risco de um enredo ser mais interessante do que outros, o que de fato acontece. 

Contudo, isso não tira a qualidade da produção e o mérito de um bom desenvolvimento. A história dos cinco personagens é envolvente e suas trajetórias em busca de respostas acabam sendo interessantes ao ponto de quase ultrapassar o mote principal – a invasão alienígena

Londres

Um pequeno grupo de alunos britânicos sai para uma excussão e, pouco antes da viagem, vemos a dinâmica abusiva no qual o jovem Caspar (Billy Barratt) está inserido. Ele tem convulsões recorrentes e é tido como estranho, principalmente por outro aluno, Monty (Paddy Holland), que pratica bullying constantemente. 

As convulsões de Caspar é um mistério que tem relação com a invasão, sendo uma peça chave para a trama principal, mas quando um incidente tira o professor responsável de cena, os meninos ficam à mercê do perigo. 

Estados Unidos

Aneesha (Golshifteh Farahani) é uma mãe dedicada de duas belas crianças. Casada com Ahmed Malik (Firas Nassar), ela vivia uma vida relativamente normal, mas quando explosões sem sentido começam a acontecer perto de sua casa ao mesmo tempo em que acaba de descobrir a infidelidade do marido, Aneesha e sua família fogem sem rumo.

Este arco é um dos mais interessantes da série, pois é aqui que algumas perguntas são levantadas. É, também, onde a presença dos alienígenas fica cada vez mais eminente. Seu filho mais velho, Luke (Azhy Robertson), também contribuí para a curiosidade, visto que foi o único a não ter o nariz sangrando na escola.  

No continente asiático

Um militar da Marinha Americana e sua equipe recebem um pedido de ajuda no país onde estão atuando com o exercito, mas quando chegam ao local são surpreendidos por uma presença maior que eles. No embate, Trevante Cole (Shamier Anderson) é mobilizado e acorda sozinho no meio do deserto. Ele tenta encontrar os outros a partir disso.  

Tóquio

Mitsuki Yamato (Shiori Kutsuna) é uma jovem inteligente que trabalha no setor de T.I de um conceituada base de lançamento. Ela tem um caso com a principal capitã que está prestes a embarcar em uma missão no espaço. Mas a distância é apenas uma das dificuldades do casal. Quando, no pós-lançamento, a nave da tripulação é surpreendida e atacada, Mitsuki, em Terra, terá que lutar contra todos para obter as respostas que quer. 

Em algum ponto no interior dos Estados Unidos

Longe da cidade grande, o xerife Jim Bell Tyson (Sam Neill) está perto de se aposentar, mas sua rotina muda quando duas pessoas cometem um crime e desaparecem misteriosamente. Jim tenta encontrar sentido para os acontecimentos inexplicáveis que presencia, deixando em segundo plano o descanso que tinha em mente. 

“Invasion” é mais uma produção de ficção científica que vale o play. As pontas soltas que o episódio 10 deixa e o clima de tensão e desconfiança que fica devem ser retomados na segunda fase da série. É esperar para ver.

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Newsletter