Logo Folha de Pernambuco

Lendas urbanas ganham vida em “Lore”, série de terror na Prime Vídeo

Apesar do cancelamento na segunda temporada, série atrai pelo bom conteúdo

"Lore" tem 12 episódios em duas temporadas disponíveis na Prime Video - Divulgação

Lançada em outubro de 2017 e com duas temporadas de seis episódios cada, a série “Lore”, da Prime Vídeo, embora tenha sido cancelada após a segunda temporada, é uma ótima escolha para quem é curioso sobre temas diversos: histórias de pessoas que voltaram à vida depois de serem dadas como falecidas, as primeiras cirurgias no mundo da psiquiatria, entre outras histórias de embrulhar o estômago

Baseada no podcast de mesmo nome criado por Aaron Mahnke, “Lore” apresenta histórias de terror reais que têm sido transmitidas através de gerações e são frequentemente incorporadas em lendas urbanas, folclore e superstições. Cada episódio explora um tema diferente, desde vampiros até lobisomens e bruxas, e oferece uma visão sobre a origem dessas histórias e como elas se relacionam com a realidade.

Mas não se engane. Apesar de estas criaturas fazerem parte de um mundo mais ficcional, “Lore” consegue aprofundar o tema com um nível de pesquisa histórica interessante, sendo seguro dizer que, ainda assim, os episódios estão mais para relatar curiosidades humanas do que o falar sobre o sobrenatural. Cá entre nós, não é preciso ser uma criatura com garras para aterrorizar: a série mostra que humanos também conseguem ser “criativos” neste aspecto.

Estilos diferentes no mesmo episódio

A série é narrada por Mahnke e combina dramatizações com elenco, animações e imagens de arquivo para contar as histórias de terror. A produção é bem executada e oferece uma abordagem diferente e atraente. Apesar de ter sido bem recebida pela crítica e pelos fãs do gênero, “Lore” está finalizada e suas duas temporadas estão disponíveis no catálogo da Prime Vídeo.

Cada episódio explica as raízes do tema em paralelo com a realidade, incluindo casos de assombrações, possessões, assassinatos em série e experimentos científicos macabros, isso somado às informações históricas e contextuais sobre a época, tornam a série um bom entretenimento.

“Lore” é uma excelente opção para os fãs de terror que procuram por uma abordagem diferenciada para o gênero. A série oferece uma visão interessante sobre a cultura por trás de fatos assustadores e pode ser uma experiência imersiva e arrepiante para quem se arriscar a assistir. 

*Fernando Martins é jornalista e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Instagram: @umaseriedecoisas.
*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Newsletter