Logo Folha de Pernambuco

Melhores do ano: as séries que se destacaram em 2021

Seriados seguem entregando qualidade cinematográfica em suas produções

"Generation", da HBO Max, foi cancelada mesmo com a boa aceitação do público e crítica - Reprodução

Desde que a primeira série foi lançada até os dias de hoje muita coisa mudou. As narrativas foram ficando mais complexas, a tecnologia avançou e a qualidade da edição, fotografia, montagem e captação das cenas podem ser consideradas tão boas quanto as do cinema.

Anteriormente, a coluna havia mencionado as melhores minisséries de 2021. Agora, chegou a vez de fazer menção às produções seriadas de maior relevância dos últimos 12 meses. Confira: 

Netflix

As produções da dona Netflix, ano após ano batem recorde de exibição. A bola da vez é a coreana "Round 6", que não só atingiu milhões de visualizações nas primeiras semanas, como serviu de convite para o público conhecer um pouco mais de uma cultura diferente da nossa, fenômeno já iniciado com o longa "Parasita" (2019). "Round 6" acompanha um grupo de pessoas falidas que decidem participar de um jogo onde o prêmio final é uma quantia alta em dinheiro, eles só não sabiam que ao perder cada partida, eles são assassinados. Leia mais aqui.

Ainda na Netflix, duas séries chamaram a atenção do público este ano. Enquanto "Sweet Tooth" é adaptada da HQ de Jeff Lemire e tem como protagonista um menino-cervo carismático que precisa recomeçar em um mundo pós-apocalíptico, "O Homem das Castanhas" traz uma narrativa de suspense e mistério, tendo como enredo a caça de um assassino que sempre deixa um boneco de castanha na cena do crime.  


Séries teen

O gênero teen tem ganhado cada vez mais espaço. Mostrando grupos de jovens e seus dilemas de aceitação, identidade e futuro profissional, algumas produções também somam com outro estilo que virou febre: crimes e assassinatos. É o caso de "Cruel Summer", da Prime Video, que se passa em três linhas do tempo diferentes, quando uma adolescente é dada como desaparecida, enquanto outra é acusada de estar ligada ao incidente. Leia a crítica aqui.

 

Em "Generation", disponível da HBO Max, alunos do ensino médio exploram a sexualidade, trazendo temas modernos como crenças sobre o amor, família e a vida em geral. A série tem personagens bem desenvolvidos, elenco promissor e trama envolvente. Infelizmente, o streaming não renovou a série para uma segunda temporada. 

Comédia

Falando em comédia, dois nomes agradaram o público e a crítica especializada. "Only Murders in the Building" aborda o mistério de maneira leve e divertida. O enredo tem Steve Martin, Selena Gomez e Martin Short no elenco. Eles são vizinhos de um mesmo prédio onde uma morte acontece sem deixar respostas. Como amantes do true crime, eles se unem para tentar desvendar o caso.

"Hacks" não apenas foi elogiada por todos como garantiu algumas estatuetas na recente edição do Emmy Awards. A série tem como trunfo a dinâmica entre Deborah (Jean Smart), uma comediante idosa que está diante do fim da carreira, e Ava (Hannah Einbinder), uma redatora escalada para ajudar a veterana na criação de novas piadas. Leia a crítica aqui.

Fantasia Épica

Desde o fim de “Game Of Thrones”, o público procura outra produção que substitua o sucesso. Parecida ou não, séries de fantasia envolvendo bruxos, elfos e outras criaturas mágicas estão sempre em alta. A Amazon Prime Video tem uma para chamar de sua: "A Roda do Tempo". 

Aqui, a protagonista Moiraine (Rosamund Pike) é encarregada de levar cinco jovens em uma missão perigosa, isso porque ela acredita que um desses meninos possa ser o Dragão Renascido, uma pessoa poderosa capaz de salvar ou destruir o mundo, segundo a profecia. O ator Álvaro Morte, de “La Casa de Papel”, também está no elenco.

Heroína

Também tem super-herói na lista de melhores do ano. Esse estilo de história se consolida como um dos grandes gêneros dos últimos anos, com vários longas aclamados. E no recorte de séries, "WandaVision" conquistou seu lugar quase como um parente dos filmes.

Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) são vistos no subúrbio norte-americano, dentro de uma rotina comum de casados. Os anos passam, o casal começa a viver estilos de diferentes décadas e várias perguntas surgem. O que está acontecendo e como Visão pode estar vivo são alguns dos questionamentos que a série traz. O roteiro bem escrito prende e choca o público na medida certa. Disponível na Disney+.

Documentário

Para finalizar da melhor maneira, a série documental "The Me You Can't See" traz vários relatos importantes e que merecem ser ouvidos sobre saúde mental na pandemia e diversos temas relacionados. Com depoimentos de artistas e pessoas comuns, cada episódio emociona de sua própria maneira e entender pelo viés de quem sofre e dos especialistas no assunto é enriquecedor para dizer o mínimo. Leia mais aqui.

 

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Newsletter