Logo Folha de Pernambuco

Mundinho "Walking Dead": entenda a relação da série com seus derivados

Série mãe exibe sua última temporada, mas ainda tem muito o que mostrar

"The Walking Dead" exibe temporada final, últimos episódios chegam em 2022 - Divulgação

"The Walking Dead" é uma das séries mais conhecidas na cultura pop. A trama que começou com o xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln) levando um tiro na rotina do trabalho e acordando de um coma com o mundo apocalíptico já instalado, hoje direciona a narrativa para o fim, anunciado pela AMC. A 11ª temporada, já em exibição nos Estados Unidos, promete ser a última. O universo ainda conta com dois derivados em transmissão, possíveis filmes e mais um spin-off em produção. 

Ainda que não conte mais com a presença do protagonista do início em seus episódios, "The Walking Dead" fortaleceu seu caminho com o grande elenco, além de investir nas tramas paralelas que acontecem em "Fear The Walking Dead" e "The Walking Dead: World Beyond". A primeira citada é ambientada um pouco antes dos eventos da série mãe, já a segunda, muitos anos após. Para entender a ordem dos fatos, a coluna Uma Série de Coisas desta semana localiza o público a partir de alguns eventos. Spoilers a seguir. Confira:

O início de tudo - Fear The Walking Dead

Quando "Fear The Walking Dead" estreou em 2015, vimos que a série é retratada antes dos acontecimentos iniciais da série original, ou seja, antes de Rick entrar em coma e acordar procurando a família. O primeiro derivado acontece em Los Angeles e acompanhamos Madison (Kim Dickens) e seus dois filhos, o adicto Nick (Frank Dillane) e a adolescente Alicia (Alycia Debnam-Carey)
 
Somos apresentados à vida humana sem zumbis e destruição, mas rapidamente vemos os primeiros casos da doença que transforma as pessoas em mortos-vivos. É nesse perigo eminente que o marido de Madison, Travis (Cliff Curtis), procura seu filho Chris (Lorenzo James Henrie) e sua ex-esposa, Liza (Elizabeth Rodriguez)

Fear The Walking Dead x The Walking Dead

A trama do derivado avança até a segunda temporada. Nesse recorte, os episódios mostram que o grupo de sobreviventes, acompanhados de Victor Strand (Colman Domingo), Daniel Salazar (Rubén Blades) e sua filha Ofelia (Mercedes Mason), decidem fugir da terra para o mar em um navio, sendo mais uma tentativa desesperada de sobreviver. 

É nesse momento que a trama de "The Walking Dead" começa. Ao mesmo tempo que a família de "Fear" tenta tomar o controle do navio em direção ao México, Rick Grimes acorda do coma na Geórgia e tenta encontrar sua esposa, Lori (Sarah Wayne Callies) e o filho Carl (Chandler Riggs)

Narrativas chegam na mesma linha do tempo

Os anos passaram, os vilões surgiram e caíram. Houveram perdas de ambos os lados, tanto no grupo de Madison quanto no de Rick. Contudo, a quarta temporada de "Fear The Walking" dá um salto no tempo, chegando na mesma época da original. Aqui, o embate entre Rick e Negan (Jeffrey Dean Morgan) está nos momentos finais (Temporada 8). Morgan Jones (Lennie James), o amigo que Rick conheceu na primeira temporada, também ajuda na guerra. Quando Negan perde a batalha, Morgan decide se afastar de tudo aquilo e seguir um novo caminho. Dwight (Austin Amelio) idem.

É nesse novo caminho que ele encontra, no derivado, com o grupo de Madison, mas os vilões continuam. Madison e sua família enfrentam agora os Abutres, que querem tomar seu atual lar, um estádio de beisebol em que moram há dois anos. "Fear" também inclui a jornalista Althea Szewczyk-Przygocki (Maggie Grace), o policial John Dorie (Garret Dillahunt) e a enfermeira June (Jenna Elfman) na história. Mas apesar dos esforços, o confronto com os antagonistas termina na destruição do local e na morte de Madison. 

Um ano depois, Rick explode uma ponte na tentativa de frear uma horda de zumbis. Ele é resgatado por um helicóptero misterioso e seu grupo imagina que ele esteja morto, apesar das incansáveis buscas pelo corpo. Daqui em diante, seis anos se passaram na história até sermos apresentados aos novos personagens Magna (Nadia Hilker), Yumiko (Eleanor Matsuura), Kelly (Angel Theory), Connie (Lauren Ridloff) e Luke (Dan Fogler). Michonne (Danai Gurira) encontra evidências de que Rick pode estar vivo, a última vez em que é vista, ela está navegando em busca de mais pistas. 

Atualmente

"Fear", assim como sua original, tem vários saltos no tempo. Atualmente, o grupo liderado por Morgan está espalhado pelo Texas depois que uma bomba nuclear foi provocada por Teddy (John Glover) e seus seguidores. Esse vilão não é mais o problema, mas Victor Strand ascende como principal rival de Morgan, enquanto ambos tentam entender a aproximação de novas ameaças.

Do outro lado, o grupo liderado por Carol (Melissa McBride) e Daryl (Norman Reedus) estão se recuperando da batalha com o último grupo de vilões, Os Sussurradores. A fome é grande e os suprimentos são poucos. Maggie (Lauren Cohan) retorna depois de um longo período distante. Em paralelo, Yumiko, Rei Ezekiel (Khary Payton), Princesa (Paola Lázaro) e Eugene (Josh McDermitt) tentam pedir ajuda a um novo grupo. 
 
O futuro

Enquanto as temporadas dessas duas séries seguem seus rumos, uma outra, lançada com a intenção de ter apenas duas temporadas, chegou em 2020: “The Walking Dead: World Beyond”. A produção mostra a primeira geração de adolescentes a crescerem durante o apocalipse zumbi. Também traz algumas pistas sobre o paradeiro de Rick Grimes após sumir no helicóptero misterioso ao lado de Jadis (Pollyanna McIntosh).

A série teve seu fim neste mês de dezembro, deixando claro que um grupo de cientistas - integrantes da sociedade onde supostamente Rick foi levado - estão empenhados em descobrir uma possível cura.

O que vem por aí

Na medida em que “The Walking Dead” segue para seu fim, algumas perguntas ainda precisam de respostas. Um terceiro derivado está em desenvolvimento, tendo Carol e Daryl como protagonistas. Ainda, uma trilogia de filmes promete trazer Andrew Lincoln de volta ao papel de Rick Grimes para dar um desfecho ao seu personagem e explicar seu paradeiro. 

O spin-off tem previsão para 2023, já o lançamento do primeiro filme ainda não tem título oficial nem data de estreia. Resta esperar!

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Newsletter