Os melhores documentários sobre crimes reais na HBO
Um dos gêneros audiovisuais que mais cresceu nos últimos anos foi o de true crime, no português “crimes reais”. Em formato de séries, filmes, documentários e até podcasts, os casos com aspectos intrigantes – arquivados, solucionados ou não – acabam ganhando destaque na mídia, principalmente nos streamings.
A HBO, conhecida pelo seu conteúdo adulto, é um bom exemplo para quem se interessa por esse tipo de história. A plataforma frequentemente lança documentários apresentando casos dos mais bizarros aos mais provocantes, caindo no gosto do público. A assinatura mensal do HBO Go é de R$34,90, o uso do streaming pode ser dividido em até três telas.
Confira a lista com alguns documentários de crimes reais na HBO Go:
Assassinato em Middle Beach (4 episódios)
A série documental “Assassinato em Middle Beach” lança seu quarto e último episódio no próximo domingo (6), às 00h30min, na HBO. Desenvolvida pelo cineasta Madison Hamburg, a produção conta a história do próprio diretor, que tenta entender e resolver o mistério que envolve o assassinato de sua mãe, Barbara Hamburg, ocorrido em 2010.
Quando detalhes da noite do assassinato sugerem que o crime aconteceu pelas mãos de alguém conhecido, Madison entrevista membros da família, tenta colaborar com a polícia responsável pelo caso e confronta seu pai, que reluta em falar sobre o assunto.
The Vow (9 episódios)
“The Vow”, único documentário da lista que foi renovado para uma segunda temporada, conta o caso de uma seita disfarçada de grupo de desenvolvimento pessoal, o NXIVM. A proposta foi criada em 1998, por Keith Raniere e Nancy Salzman, mas acabou se desintegrando depois que a justiça internacional acusou os líderes de tráfico de pessoas para exploração sexual e crime organizado.
Keith Raniere aguardava sentença desde 2019, quando foi capturado. Em outubro deste ano foi condenado a 120 anos de prisão. O caso ficou popular por ter envolvido magnatas e estrelas de Hollywood, como a atriz Allison Mack (Smallville), braço direito de Raniere que também foi presa pelo crime.
A série documental conta com entrevistas de ex-membros da organização que se uniram para denunciar quando perceberam que a dinâmica de grupo envolvia torturas físicas e psicológicas que iam desde humilhação pública até marcações a fogo e estupro.
Eu Terei Sumido na Escuridão (6 episódios)
Baseada no best-seller de mesmo nome da escritora e jornalista Michelle McNamara, o documentário acompanha a caçada do assassino conhecido como Golden State, responsável por 50 invasões domiciliares seguidas de estupros, além de outros 12 assassinatos entre as décadas de 1970 e 1980, na Califórnia.
Tendo sido capturado apenas em abril de 2018, graças às tecnologias forenses, somente em agosto deste ano o ex-policial Joseph DeAngelo foi condenado à prisão perpetua. O título do documentário, “Eu Terei Sumido na Escuridão”, remete ao que DeAngelo disse para uma de suas vítimas, pouco antes de fugir.
Atlanta's Missing and Murdered: The Lost Children (5 episódios)
Durante as décadas de 1970 e 1980, pelo menos 30 crianças negras foram assassinadas em Atlanta, capital da Georgia. “Atlanta’s Missing and Murdered: The Lost Children” aborda o horror dos desaparecimentos e as investigações do caso que traumatizou gerações.
O terror que se instalava na cidade somado à pressa de encerrar o caso levou a polícia a acusar Wayne Williams, na época um jovem de 23 anos, pelos sequestros seguidos de morte. Williams foi condenado à prisão perpétua pelo assassinado de dois homens adultos e até hoje é o principal suspeito do caso, no qual nunca foi julgado e que se diz inocente até hoje.
Outros documentários de crimes reais na HBO:
O Mistério de D.B Cooper (1h20min)
Eu te amo, agora morra (Parte 1 e 2, 1h20min cada)
Mamãe morta e querida (1h20min)
Quem matou Garrett Phillips? (Parte 1 e 2, 1h20min cada)
*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele já maratonou mais de 300 produções, totalizando aproximadamente 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link.
*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.