Podcast pernambucano é guia para a série clássica “Twin Peaks”

O jornalista Lucas Araújo está à frente do projeto que promete ser um tributo aos fãs

Série "Twin Peaks" teve recorde de audiência apresentando o mistério sobre quem matou adolescente - Divulgação

Quem é fã de cinema e televisão ou curte assistir programas de mistério e séries clássicas, já deve ter ouvido falar de "Twin Peaks". Para quem não conhece, a série teve duas temporadas exibidas entre 1990 e 1991 na rede ABC, seguindo do filme "Twin Peaks: Fire Walk with Me" e mais tarde, em 2017, mais uma temporada de 18 episódios. A produção foi um sucesso de crítica na época, levando três Globos de Ouro e dois Emmys. A premissa era inédita: quem matou Laura Palmer? Uma adolescente moradora da cidade fictícia que leva o nome do seriado.

O mundo parou para acompanhar os destrinchamentos da investigação ao passo que os moradores de Twin Peaks eram apresentados. Para entender o fenômeno da série e as teorias da história a cada episódio, não precisamos ir muito longe. Isso porque Lucas Araújo, jornalista pernambucano e fã da produção, lançou recentemente o podcast "Entrando em Twin Peaks", disponível no Anchor e no Spotify. Em entrevista à coluna Uma Série de Coisas, Lucas afirma que vai comentar os capítulos da série em seu programa, lançando um episódio toda segunda-feira. 

Criado por Mark Frost e David Lynch, "Twin Peaks" se tornou uma das séries mais assistidas da década, conquistando fãs ao redor do mundo, como o próprio Lucas. "É uma série que eu gosto muito, que fez me aproximar de um grande amigo que assistiu à série comigo e depois revimos para entender melhor os mistérios, também foi uma série que me acompanhou durante a pandemia e me deixou muito interessado pelo universo que ela cria", disse o jornalista.

É normal irmos atrás de conteúdo adicional quando gostamos muito de uma série, porém os mais de 30 anos da estreia de "Twin Peaks" pode ter transformado essa procura em um desafio, Lucas Araújo pretende mudar isso. "Pesquisei algumas coisas sobre a série no YouTube e nas plataformas de podcast e realmente são poucos os conteúdos. Como fã, me senti um pouco na obrigação de criar eu mesmo um guia dos episódios, já que sempre tive interesse pela série e por podcasts, quero trazer para as discussões pontos que a série aborda e que estão em livros e artigos, mas que não temos acesso em português", comenta Lucas. "Para um fã ou para quem vai ver pela primeira vez, a melhor coisa é ter com quem conversar, assistir sozinho é muito chato", completa.   

O legado de “Twin Peaks” 

Assim como “Friends” é comentada até hoje entre fãs, “Twin Peaks” também deixou um legado particular. “O universo da série foi feito para criar teorias, a série foi inovadora pela linguagem do mistério que não se resolve, influenciou outras séries como Arquivo X, Família Soprano, Lost. Você mergulha naquilo, é menos interessante se explicar o que acontece e mais curioso saber que existem milhões de possibilidades”, diz Araújo.

Quando "Twin Peaks" foi lançada, trouxe uma narrativa que não era comum na época. A história ia além do mistério como gênero televisivo, trabalhando o suspense em cada episódio, alimentando a curiosidade. Segundo Lucas, a série tinha um tom novelístico, mas com qualidade de cinema, os nomes por trás da produção salientaram isso. “Existia até antes do lançamento da série, uma expectativa com relação ao que a produção seria, porque era assinado por David Lynch, um diretor proeminente, prodígio, o resultado na estreia da série foram os 35 milhões de telespectadores no piloto, e o episódio em que a gente descobre o que aconteceu com a Laura foi um recorde na televisão”, conta o jornalista.

O podcast

O lançamento do podcast sobre “Twin Peaks” não é a estreia de Lucas como podcaster. Assim como a maioria, a pandemia fez com que o jornalista procurasse gastar seu tempo em algo que ele gostasse de fazer. Para o projeto novo, ele se mune da experiência adquirida em outros trabalhos com o objetivo de criar algo leve, descontraído e acima de tudo, um tributo aos fãs da série. 

“É mais um trabalho de um fã querendo fazer algo legal para que outras pessoas se tornem fãs e troquem ideias. É um projeto humilde, solo, tranquilo. Vou ter convidados e os episódios serão semanais”, comenta. “Minha formação em jornalismo traz essa facilidade de como falar, produzir, escrever, editar, postar, divulgar. Minha intenção é que esse podcast seja para a posteridade. Daqui há cinco ou 10 anos, quando as pessoas assistirem à série, eu gostaria que esse podcast fosse uma referência no Brasil”, finaliza. 

Para ouvir o podcast no Anchor ou Spotify, basta clicar nos players abaixo:

 

 

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter