Logo Folha de Pernambuco

Recapitulando 'Vikings'

Na quinta temporada, Lagertha (Katheryn Winnick) precisará reunir forças para tentar retomar sua cidade - Divulgação

Parece que foi há 84 anos que o público segurou a respiração nas batalhas travadas entre os personagens de “Vikings” na mid-season da quinta temporada. Na verdade, embora pareça uma eternidade, o décimo episódio, intitulado “Moments of Vision” (“Momentos de Visão”) e que encerrou a primeira parte do quinto ano da produção nórdica, foi ao ar em janeiro de 2018 e, ao que tudo indica, promete mais batalhas e mortes.

Os novos episódios de “Vikings” começam a serem transmitidos na próxima quarta-feira (28), nos Estados Unidos. As quatro temporadas estão disponíveis também pelo serviço de streaming Netflix. Desenvolvida pelo History Channel, a série está no ar desde 2013 e narra os costumes do povo nórdico e da vida de Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), primeiro viking a se tornar mundialmente conhecido.

Leia também:
Sente falta de “Skam”? Então você precisa conhecer a nova série norueguesa “Lovleg”
Com saída precoce de protagonistas, séries tentam manter enredo e pecam na decisão do término

A quinta temporada de “Vikings” apresentou a continuação da tensão entre Lagertha (Katheryn Winnick) e Ivar (Alex Hogh Andersen). O conflito entre os dois vem sido construído com base em mágoa, rancor e vingança há muitos anos, de forma que agora é quase impossível uma conciliação. Como visto no décimo episódio da quinta temporada, as consequências deste embate começaram a se tornar reais e irreversíveis.

Mas caso os fatos estejam turvos na memória, a coluna Uma Série de Coisas desta sexta-feira (23) fez um resumão com os principais acontecimentos do último episódio e o que pode-se esperar para a sequência. Se você ainda não viu a quinta temporada, cuidado, spoilers à frente.

Reconciliação

Um dos filhos de Ragnar, Hvitserk (Marco Ilso), após declarar apoio a Ivar, percebe que talvez tivesse feito uma escolha equivocada. Observando o sadismo do irmão, Hvitserk entende que nem tudo é dor e sofrimento, diz estar arrependido e se junta ao irmão mais velho, Bjorn (Alexander Ludwig).

A liderança de Lagertha

Durante toda primeira parte da temporada, Lagertha seguiu como rainha de Kattegat. Como a cidade não estava em eminência de ataque, provavelmente isso deve ter amolecido a líder de alguma forma, pois sua ingenuidade e a vista grossa às provocações de Ivar foram minando seu governo até o estopim da guerra. Ainda assim, assume as consequências e entra na batalha final.

Quando forçada a matar sua amante Astrid (Josefin Asplund), vemos uma quebra psicológica acontecer em Lagertha. Após perder tudo que poderia ter – marido, reino, companheira, honra – e, além disso, ver seus filhos serem derrotados em guerra, o trauma se traduziu em seus cabelos brancos. E se antes a personagem era uma rainha-guerreira respeitada por muitos, agora não possui nada.

Guerra e Morte

Além de Astrid, fazem parte da lista de mortos em confronto: Guthrum (Ben Roe), filho de Torvi (Georgia Hirst); Snaefrid (Dagny Backer Johnsen), nova esposa de Bjorn; e Halfdan (Jasper Pääkkönen).

Islândia

Na terra dos deuses, Floki (Gustaf Skarsgård) tem medo que o paraíso que idealizou acabe, uma vez que Eyvind (Kris Holden-Ried) se vingou da morte de seu filho. Por isso, ele decide fazer um sacrifício (o dele próprio), com o objetivo de fazer as pazes com os deuses. O resultado da decisão ficou para a segunda metade da temporada. Caso o sacrifício aconteça, a série perde mais um icônico personagem, presente na história desde a primeira temporada.

Retorno

A última cena da primeira parte de “Vikings” mostra o retorno de Rollo (Clive Standen). Se antes o personagem era um viking pagão que traiu sua própria família, agora ele volta como nobre e cristão. Acompanhado de uma grande frota, fica a dúvida sobre qual lado ele tomará e como procederá perante a guerra de seus sobrinhos.

Confira o trailer dos próximos episódios:



Vikings” será transmitida pelo canal pago Fox Premium, nas quartas-feiras, às 23h. Além disso, as temporadas anteriores estão, também, no catálogo da Netflix.

Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele acompanha mais de 200 produções e já assistiu mais de 6 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Facebook: Uma série de Coisas. Instagram: @umaseriedecoisas. Twitter: @seriedecoisas_ Blog: Uma Série de Coisas.

A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Newsletter