Séries médicas incorporam pandemia do coronavírus em episódios
Os telespectadores que acompanham séries médicas estão acostumados com a dinâmica das produções em humanizar as narrativas. Assim, se torna quase impossível para o público não se identificar com pelo menos uma situação apresentada pelos episódios. Diante da pandemia do coronavírus, diretores, roteiristas e elenco começam a direcionar as tramas sobre medicina para essa realidade.
As séries da ABC, “Grey’s Anatomy”, “Station 19” e “The Good Doctor”, além de “The Resident”, da Fox, chegaram a doar suprimentos médicos – máscaras, roupas de isolamento, luvas – para hospitais americanos que corriam risco de escassez de materiais. Imersos nessa realidade, é comum que muitos médicos da vida real conversem com produtores e contem como é a rotina de trabalho, para que sirva de inspiração nos programas de TV. Não é de se admirar que as produções, testemunhando de perto os profissionais que estão na linha de frente contra a pandemia, levem esses desafios para suas histórias.
A primeira série a chegar perto da realidade da pandemia foi “The Resident”, que trouxe a contaminação de uma super bactéria ao hospital por causa de negligencia médica. Aspectos da quarentena dos pacientes e até menção ao coronavírus (ainda que descartado rapidamente) fizeram parte dos momentos decisivos da terceira temporada – em exibição toda quarta-feira na Fox ou disponível no app para assinantes –. Isso não impede que, na quarta temporada, a questão seja desenvolvida com mais vigor.
Enquanto isso, outras produções já confirmaram que a COVID-19 será destaque para as novas temporadas. É o caso da brasileira “Sob Pressão”, que foi indicada ao Emmy Internacional na categoria de melhor atriz (Marjorie Estiano) em 2019 e apresenta a precariedade do sistema de saúde pública no Brasil. Ainda neste ano serão lançados dois episódios especiais dentro do contexto da pandemia como forma de homenagem aos profissionais de saúde à frente da doença. O roteirista Lucas Paraizo revelou que um dos membros da equipe médica morrerá após contrair o vírus nos próximos episódios. A quarta temporada de “Sob Pressão” está prevista para 2021 e as três anteriores estão disponíveis no Globoplay, além de também ter sido renovada para mais dois anos.
Quem acompanha “Grey’s Anatomy” desde 2005 sabe que a tragédia faz parte da rotina dos médicos de Seattle. Após 16 temporadas, é comum que os telespectadores tentem adivinhar quem será o próximo personagem a morrer e o que falta acontecer no hospital – bombas, tiroteio, queda de avião, afogamentos e até espancamentos já foram riscados da lista. Como se não fosse suficiente, o coronavírus também será protagonista na trama. Isso preocupa os fãs que supostamente terão seus personagens favoritos no grupo de risco, como o Dr. Richard Webber (James Pickens Jr) e a Dra. Miranda Bailey (Chandra Wilson). Ambos, inclusive, correram grande risco de vida nas duas últimas temporadas. Outro médico apontado pela showrunner Krista Vernoff como importante na luta contra o vírus é o Dr. Owen Hunt (Kevin McKidd), que é militar e possui treinamento especializado.
O roteirista de “The Good Doctor”, David Renaud, também se juntou ao grupo de criadores que incorporam a transmissão da COVID-19 na programação. Para Renaud, porém, a ocasião é quase nostálgica, já que como médico e cadeirante, lutou contra a propagação da epidemia de Sars em 2003, no Canadá. O seriado americano é inspirado na série sul-coreana de mesmo nome, que mostra a rotina do Dr. Shaun Murphy, médico autista que precisa provar para seus superiores que é capaz de ser um cirurgião. Na versão dos Estados Unidos, o protagonista é interpretado por Freddie Highmore, conhecido por Norman Bates em “Bates Motel”.
*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele já maratonou mais de 300 produções, totalizando aproximadamente 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link.
*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.