Séries teen: o que é ficção e realidade nas produções do gênero
Séries com personagens adolescentes são cada vez mais comuns e faz muito sucesso
“Sex Education”, “Euphoria”, “Elite”, “Eu Nunca...”, a lista de séries adolescentes não tem fim e, provavelmente, jamais terá. É fato que histórias onde adolescentes estão em conflito, vivendo o primeiro amor, descobrindo a sexualidade e até tentando escapar de assassinato, virou tendência entre o público juvenil e adulto.
Para citar exemplo brasileiro, “As Five”, na Globoplay, também faz muito sucesso no catálogo da plataforma, mostrando o reencontro de cinco amigas que passam seis anos distantes. Mas voltando para o exterior, com a quantidade de séries do gênero sendo lançadas, fica visível que o Ensino Médio americano é bem diferente do nosso. A coluna Uma Série de Coisas desta semana lista algumas características, distinguindo o que é ficção e realidade. Confira:
Baile de Formatura
Ambientação de alguns desfechos marcantes das séries, como o final da segunda temporada de “Stranger Things” e da primeira temporada de “Love, Victor”, o baile de formatura não somente é real nos Estados Unidos como por aqui também. Salvo alguns elementos como o ponche, a nomeação do rei e rainha do baile e outros detalhes da celebração sejam diferentes da nossa festa.
Uma curiosidade: na vida real não é obrigatório ter um par, como a ficção costuma mostrar.
Leia Também
• Com quebra de estereótipos, ‘Sex Education’ não é mais um besteirol adolescente
• Série “The Wilds” se inspira em "Lost" e reinventa enredo para jovens
• ‘Cruel Summer’ prende a atenção em trama de mistério nos anos 1990
Guerras de comida no refeitório
O gesto infantil de jogar comida um no outro fica só comédia. Na realidade, as pessoas costumam entender que é preciso evitar o desperdício de alimentos. Os refeitórios são limpos regularmente e possuem regras que devem ser seguidas.
Seja nas grandes metrópoles como em Gossip Girl, que tem como cenário o luxuoso bairro do Upper East Side em Nova York,
Ônibus escolar
Nas séries e filmes, um dos elementos principais do ambiente escolar é aquele ônibus amarelo que buscam os alunos, como em “Sex Education”. Fora das telas o veículo também é bem comum, mas nem sempre é amarelo.
Disciplinas eletivas
Nas faculdades brasileiras, uma das matérias mais comuns fora da grade curricular é a cadeira de Libras. Nos Estados Unidos, tanto nas séries como de verdade, os alunos podem complementar a grade com aulas de marcenaria, artes e esportes.
Líderes de torcida
“Riverdale”, “Glee”, “Atypical”, elas estão em todo lugar. Elas animam a torcida nos jogos dos times e o título pode até ser um esporte, com torneios e treinamentos que incentivam atletas a competirem profissionalmente. Por aqui a prática é rara, mas faz parte da realidade dos americanos.
Musicais do teatro
São bastante comuns nas escolas americanas. Quem gosta de teatro sabe que o maior prêmio que alguém pode receber é o Tony Awards. No colegial também existe uma premiação, o Jimmy Awards. Diferente dos musicais que assistimos ninguém sai dançando pelos corredores em sincronia. O talento fica apenas para o clube.
*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link.
*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.