Logo Folha de Pernambuco

‘The Flight Attendant’, da HBO Max, equilibra gêneros na medida certa

Kaley Cuoco estrela novo thriller da HBO Max, "The Flight Attendant" - Reprodução/HBO Max

A HBO Max é a novidade do momento. Recentemente, o serviço de streaming fez sua estreia no Brasil disponibilizando séries e filmes aos montes. Na coluna da semana passada dei dicas de alguns seriados do catálogo e, nesta sexta-feira (9), volto a falar sobre especificamente um deles: ‘The Flight Attendant’, uma mistura de comédia e thriller protagonizada por Kaley Cuoco, de ‘The Big Bang Theory’. 

A trama gira em torno de Cassie (Cuoco), ela é comissária de bordo em uma companhia aérea e sua vida vai de mal a pior. Seu problema com bebida alcoólica afeta praticamente todas as suas relações, desde o irmão mais velho até seus colegas de trabalho. 

Tudo se complica enquanto a tripulação está hospedada num hotel em Bangkok. Depois de uma noite de festa com um estranho, Cassie acorda sem lembrar-se de nada, apenas para descobrir que Alex (Michiel Huisman), o homem com quem dormiu na noite anterior, está morto ao seu lado. Alguém o matou e agora ela precisa descobrir o que aconteceu antes que o FBI ou seja lá quem está por trás disso, a encontre.

Comédia e thriller na medida certa

Ainda que a situação da protagonista seja preocupante, a série carrega um tom de comédia na maioria de seus episódios. A leveza não está nas piadas diretas, como Kaley Cuoco atuou durante os anos em ‘The Big Bang Theory’, mas se faz presente principalmente quando Cassie pede ajuda à amiga advogada Annie (Zosia Mamet). Aliás, a atuação de Mamet é idêntica à sua personagem na série ‘Girls’, da HBO. Engraçada, sim, mas repetitiva. 

O drama da personagem com o álcool é algo delicado. Não seria interessante brincar com um tema sério que afeta milhares de pessoas, então a comédia dá um passo para trás, dando lugar ao drama que se desenvolve durante a jornada da protagonista pela redenção. A origem do problema é mostrada em flashes de memória, quando Cassie convivia com o pai e o irmão – interpretado na versão mais velha por T.R. Knight (Grey’s Anatomy). 

Pode-se afirmar que “The Flight Attendant” é uma mistura neutra de mais alguns gêneros, o thriller fica por conta do mistério envolvendo o assassinato, rapidamente Cassie se envolve em uma teia de conspirações e é interessante ver como a série vai adquirindo um tom de espionagem, ritmo já sinalizado pela própria abertura do programa. As personagens Megan (Rosie Perez) e Miranda (Michelle Gomez) também contribuem nesse arco e a dinâmica delas com a protagonista acaba sendo um dos pilares da série. Já renovada para segunda temporada, é provável que a história aprofunde seu enredo nessas duas mulheres.

Para maratonar

Apresentando uma versão de Cuoco que o telespectador não estava acostumado, “The Flight Attendant” passeia bem entre os gêneros. Dinâmica e instigante, os oito episódios da primeira temporada tem aproximadamente 50 minutos de duração, mas que causar a falsa impressão de ter passado apenas vinte. É verdade que o roteiro toma alguns caminhos fáceis demais, mas consegue preparar um bom terreno para as novas tramas da segunda temporada. Vale a pena conferir. Veja o trailer:

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Newsletter