“The Thing About Pam”: crime real é base de minissérie com Renée Zellweger
Atriz ganhadora do Oscar faz estreia na TV com grande caracterização
Amantes de true crime (histórias de crimes reais) têm mais uma minissérie para por na lista. “The Thing About Pam” é a estreia da vencedora do Oscar Renée Zellweger (Judy) na TV. O enredo é baseado no homicídio cometido por Pam Hupp, interpretada por Zellweger. A minissérie chegou ao Brasil pela Star+ e tem uma narrativa irônica e teatral que casa bem com a atuação da veterana do cinema. Ao todo, são sete episódios de aproximadamente 40 minutos. A seguir, alerta de spoiler.
Leia Também
• 'Moradores Indesejados': o horror está na sua casa e não quer sair
• Netflix lança história do palhaço que matou 33 adolescentes em 1970
• Série "The Wilds" retorna com elenco dobrado e bons episódios
O crime
Na vida real, o crime aconteceu em Missouri, nos Estados Unidos. Era 2011 e a vítima, Betsy Faria, foi assassinada com mais de 50 facadas em sua casa. Durante a investigação, o caso logo foi interpretado pela polícia como violência doméstica. O marido de Betsy, Russ Faria, foi acusado e condenado.
Mas o mistério não foi tão simples. Acontece que o esposo tinha fortes álibis. Ele estava longe da cena do crime e não tinha motivos aparentes para ser violento, ainda assim, nada disso foi considerado no julgamento. É aí que entra a protagonista desta história: Pamela Hupp.
Considerada uma grande amiga de Betsy, Pam foi a última pessoa que viu a vítima antes de ser encontrada sem vida. Alguns dias antes da morte, a esposa de Ross tinha deixado a amiga como principal destinatária de $ 150.000 dólares de seu seguro de vida, já que ela tinha câncer terminal.
Sim, não é spoiler já entregar que Pam armou tudo, desde a morte da “amiga”, até a manipulação da polícia, do julgamento e do júri.
Na ficção
Em “The Thing Abou Pam”, o público já sabe de primeira que Pam é a pessoa por trás do crime. Neste caso, isso não prejudica o enredo. O foco da minissérie é mostrar sistematicamente como uma mulher conseguiu “maquiar” as suspeitas tão óbvias, acusando o marido e conseguindo o dinheiro.
Um dos trunfos da produção foi a atriz Renée Zellgewer. Ganhadora de dois Oscars e diversos outros prêmios, sua atuação não precisa nem ser mencionada por aqui. É provável que indicações ao Emmy venham este ano.
Pela experiência de Zellgewer no teatro, vemos uma narrativa que brinca com o lúdico, algumas cenas – principalmente as que Pam conta uma versão dos fatos que não aconteceu – são pensadas de maneira teatral, um faz de conta, dando a possibilidade da protagonista usar artifícios ao seu favor. Funciona muito bem.
Vemos, ainda, a história mudando de curso quando, finalmente, os holofotes se voltam para Pam. Logo, uma rede de mentiras e crimes começa a surgir. Mas isso você, leitor, verá na minissérie. Vale a pena. Assista ao trailer:
*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Instagram: @umaseriedecoisas.
*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.