Turquia é o segundo país que mais exporta séries no mundo; Veja as dicas
Séries turcas vem ganhando espaço com a distribuição de conteúdo em massa
Não é de hoje que menciono aqui a importância dos streamings na popularização de séries estrangeiras. Hoje, Japão, Coreia, Espanha e tantos outros países conseguem distribuir seu conteúdo original (e de qualidade) por todo o mundo. Os Estados Unidos sempre foram líderes dessa exportação, mas recentemente outro território vem conquistando espaço nesse tabuleiro: a Turquia.
Consolidando-se na indústria televisiva, a Turquia se tornou o segundo país com maior exibição de suas histórias fora dos seus limites geográficos. No Brasil, as produções turcas fazem sucesso e colecionam fãs. Curiosamente pelos mesmos motivos que fazem nossas séries e minisséries brasileiras chamarem atenção: tramas envolventes, técnica cinematográfica, argumentos embasados e que alcançam a massa e o lugar comum.
Leia Também
• Atuação de Julia Garner surpreende e tira o fôlego a cada nova personagem
• Três séries estrangeiras para quem quer sair do básico
• “Invasion” divide enredo em cinco e é boa opção de ficção científica
Características que fazem o público viverem a história junto com os personagens, como desencontros amorosos, rivalidade familiar, conflito de classes e protagonistas passando por superações são alguns bons exemplos possíveis de encontrar nas produções turcas. Confira as dicas:
Um Milagre (2019)
Mais uma série adaptada da telenovela sul-coreana “The Good Doctor” (a versão americana conta com Freddie Highmore como o bom doutor). Desta vez, o jovem Ali Vefa (Taner Ölmez) consegue se tornar médico mesmo vindo de uma infância difícil. Agora, ele precisa adaptar sua Síndrome de Savant com a rotina de trabalho e os relacionamentos desenvolvidos ao longo de seu caminho.
Temporadas: 2
Disponível na HBO Max
8 em Istambul (2020)
Boa opção para quem curte o gênero psicológico, “8 em Istambul” alia o suspense com o drama e apresenta a cultura turca como quase nenhuma dessa lista mostrou. O enredo conta com um grupo que passa pelos medos e dificuldades relacionados a sua realidade quanto povo e cultura.
Temporadas: 1
Disponível na Netflix
O Último Guardião (2018)
A fantasia também tem seu lugar na Turquia. Em “O Último Guardião”, Hakan percebe que tem poderes especiais relacionados a uma antiga sociedade secreta, mas precisa salvar Istambul do mal que ameaça a cidade.
Temporadas: 4
Disponível na Netflix
Ascensão Império Otomano (2020)
A diversidade turca também abrange as séries históricas. Disponível na Netflix, “Ascensão Impédio Otomano” tem o sultão otomano Maomé II iniciando a missão de tomar a capital bizantina de Constantinopla. Com requintes de documentário, a série baseada em fatos reais.
Temporadas: 1
Disponível na Netflix
BÖRÜ: Esquadrão Lobo (2018)
A ação é o gênero principal de “Esquadrão Lobo”. A série apresenta a rotina de uma unidade do departamento de Operações Especiais que viaja pelo país vivenciando missões perigosas em busca de garantir a segurança nacional.
Temporadas: 1
Disponível na Netflix
Love 101 (2020)
Alunos rebeldes enfrentam conflitos em “Love 101”, série teen também disponível na Netfix. Tendo no enredo um clichê de quatro adolescentes que resolvem unir a professora com o treinador de basquetebol, a comédia é uma boa pedida para ver sem pretensão de nada.
Temporadas: 2
Disponível na Netflix
*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link.
*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.