Corolla Cross 2022 chega ao mercado como o único híbrido entre os concorrentes
Trazendo sob o capô um nome de peso que representa o DNA da marca Toyota, o novo Corolla Cross 2022 chega ao mercado com o objetivo de ampliar a participação no segmento dos SUVs (Sport Utility Vehicle); mercado este que segue em crescimento. O SUV médio será fabricado sob a plataforma TNGA, a mesma do sedã Corolla, na planta de Sorocaba, em São Paulo. Entre os principais concorrentes é o único com motor híbrido. O SUV chega ao mercado com quatro versões, partindo de R$ 139.990, e pode chegar até R$ 183.980 na edição limitada da qual serão produzidas 1.200 unidades.
O Corolla Cross chega nas versões XR e XRE, para os modelos movidos à combustão, enquanto que o sistema híbrido estará disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. O SUV médio vem equipado com duas opções de motor. O 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift (conhecido CVT) de 10 marchas e injeção direta nas versões a combustão - XR e XRE. O motor tem a capacidade para gerar 177 cv de potência e 21,4 Kgfm de torque. Torque esse que é responsável por tirar o carro da inércia.
Já o sistema híbrido combina três motores: dois elétricos e um a combustão - 1.8L VVT 16V Flex capaz de gerar 101 cv. Já os motores elétricos geram juntos 72 cv e 16,6 Kgfm de torque. Além do Corolla Sedã , o SUV é o segundo veículo híbrido capaz de rodar com etanol do mundo.
Segundo o Inmetro, o Corolla Cross híbrido tem um consumo de 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade com gasolina. Já a versão a combustão é capaz de rodar 11,5km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. Com relação ao porta malas, são 440 L de capacidade, atrás apenas do VW Taos, que tem 498 L de capacidade.
As cores disponíveis para o novo utilitário da Toyota são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova e exclusiva cor Azul Netuno. Para adicionar a cor metálica o cliente precisa desembolsar mais R$ 1.950. Já para as cores perolizadas o valor é de R$ 2.250.
O SUV chega ao Brasil com um mercado ainda em formação, dos SUVs médios. Os principais concorrentes do Corolla Cross são Jeep Compass, Volkswagen Taos e o Ford Territory, este que nas versões de entrada têm preços equivalentes às versões de topo do Crossover da marca japonesa. No entanto, o novo Corolla aposta no motor híbrido para ganhar mercado. Ponto negativo para os concorrentes que não possuem a tecnologia.
São esperadas a venda de 3.500 unidades mensais. A divisão de fica: XR: 5%; XRE: 65%; XRV Hybrid: 5%; XRX Hybrid: 25%. Para esse lançamento, a Toyota investiu R$ 1 bilhão em sua unidade fabril de Sorocaba, inaugurada em 2012 e onde já produz os modelos Yaris e o aposentado Etios, que deixará o mercado em abril.
“Aqui no Brasil as vezes o nome Corolla se confunde até com o nome Toyota de tão forte que é. Certamente, isso vai ser uma alavanca muito forte, um carimbo de qualidade do carro”, ressalta o diretor de Operação de Vendas da Toyota, Vladimir Centurião. Ainda de acordo com ele, a produção do SUV tem início já no próximo dia 15 deste mês e já no dia 25 deste mês o carro deve estar em todo Brasil.
No último ano, o mercado do segmento dos SUVs ficou em primeira colocação entre os demais segmentos. Para o diretor Comercial Regional da Toyota América Latina a Caribe (TLAC), Gustavo Salinas, o segmento de SUVs está em um momento de expansão na região e no mundo. “É nessa fatia promissora que o Corolla Cross, produzido na planta de Sorocaba, chega com ainda mais expectativas”, afirma.