Logo Folha de Pernambuco

Alguém do seu WhatsApp poderá dizer 'oi sumida' e a culpa é das estrelas!

Como a energia das estrelas vão te influenciar nesta semana.

Semana de Eclipse Solar e Mercúrio Retrógrado - Alex Andrews / Pexels

Mesmo que você não seja um exímio leitor das colunas sobre signos e suas dicas diárias, nesta semana dois eventos no céu vão te pegar, porque sempre dão o que falar em todos os sites, jornais e redes sociais. Nesta quinta-feira (20/04), teremos o primeiro eclipse Solar do ano, que ocorrerá no signo de Áries. E na sexta-feira (21/04) teremos o início do famigerado e tão temido Mercúrio Retrógrado. Mas o que isso tem a ver com você?

Tudo que existe no Universo, toda a matéria que podemos tocar, é constituída em essência, de energia.  Nosso corpo físico, o aparelho celular que você segura enquanto lê este texto e até mesmo a conexão 4G que sai da torre da operadora e permite que o sinal de Internet chegue até você. A regra não poderia ser diferente para a natureza e para os planetas. 

Pelo olhar da astrologia, todo o sistema solar com seus planetas e satélites (como a Lua), interferem em nossa energia. O Sol representa nossa relação com o nosso lado racional, a nossa personalidade e a energia Yang, o masculino, a capacidade de ir pro mundo saindo da nossa zona de conforto. A Lua, por sua vez, responde pelo nosso lado emocional, a capacidade de lidar com aquilo que sentimos, nossa postura diante dos relacionamentos e a energia Yin, o feminino, acolhimento e introspecção. Independente do seu gênero biológico você possui essas duas energias em seu ser.

Se você não fugiu das aulas de geografia, sabe que durante o eclipse, ocorre um alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra (que é redonda!), projetando uma sombra sobre nosso planeta azul. Portanto, é um momento de ápice e equilíbrio entre nosso feminino e masculino, nosso emocional e racional, nosso Yin e Yang. 

Com o Sol em Áries, fica o convite pra você refletir sobre qual área da vida precisa de mais impulso e energia, para retomar os objetivos que estão parados ou que você vem empurrando com a barriga. É tempo de recomeçar com força total!

Mas nem dá pra colocar o pé no fundo do acelerador, porque já no dia seguinte ao eclipse, o planeta Mercúrio faz um movimento de retrogradação. Para explicar isso de um jeito simples, este movimento é uma espécie de ilusão de óptica, onde percebemos o primeiro planeta do Sistema Solar “andando pra trás”. Como Mercúrio rege nossa comunicação, vamos perceber uma certa dificuldade de lidar com nossos relacionamentos (em geral, família, trabalho, vida afetiva). Tudo aquilo que envolve o aspecto da comunicação, fica mais truncado. Falamos A, mas o outro vai entender B e vai fazer C e segue o efeito telefone-sem-fio…. 

Mercúrio retrógrado também interfere nos aparelhos de comunicação, não sendo também, um bom momento para assinar contratos e fazer compras de longo prazo. Em linhas gerais, Mercúrio retrógrado traz à tona os assuntos mal resolvidos do passado, que varremos pra debaixo do tapete acreditando que aquela poeira não poderia mais nos incomodar. 

Mercúrio retrógrado é a faxineira que levantou o tapete e deu umas batidas pela varanda para chacoalhar a poeira. Não dá pra fugir da sabedoria popular: pra arrumar, primeiro precisamos bagunçar. É por isso que nessa época, aquele relacionamento mal resolvido do passado costuma ressurgir. Aquela assombração que você tanto rezou para que fosse embora, pode retornar em forma de uma mensagem de texto: “oi sumida!”. 

Mas, calma! Entenda que cada um de nós é responsável por se posicionar diante de qualquer relação. Não temos controle sobre o que o outro pode fazer com a sua liberdade. Nossa sabedoria está em observar como reagimos à ação do outro. Ele te procurou? Está na sua mão dar corda pra isso ou mandar “aquele abraço”, como diz a música de Gilberto Gil. Se conecte ao seu observador interno nesta semana, perceba o que tem tirado a sua paz e por que, de alguma maneira, você está permitindo que esta situação tire você do seu eixo emocional. Ser resiliente não significa que você não possa sentir dor, tristeza, raiva, mas sobretudo, não permitir que isto te arraste para o poço. A resiliência está em retornar para o seu centro, depois que aquele vendaval passou e parece que tirou tudo do lugar. 

As estrelas do céu estão convidando você a se conhecer para ser cada vez mais senhor(a) de si mesmo(a). O seu poder está em seu autoconhecimento. Já tentou praticar uma meditação profunda e se reconectar ao seu ser? Convido você a participar da minha meditação energética, na próxima terça-feira, às 21h, no meu instagram @viaenergia, pra você saber o que fazer se este “oi, sumida” aparecer nas notificações do seu celular. 

*Raphael Valente é terapeuta holístico, especialista em energia, Reiki, Radiestesia, Humanoterapeuta, professor de meditação e fundador do espaço terapêutico Via Energia

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Newsletter