Saúde mental diante do caos

Como encontrar o equilíbrio neste turbilhão emocional?

Divulgação / iStock

Todos os dias nos deparamos com questões que chocam nossa mente. Sejam os problemas pessoais, na carreira ou no relacionamento, ainda somos apresentados a um sem número de fatos que nos abalam. Só para citar as notícias da última semana, nossa indignação foi posta à prova pelo adolescente que matou a professora e feriu outras 5 crianças numa escola em São Paulo e, ainda, pelo homem que assassinou 4 crianças numa creche em Blumenau, sendo, infelizmente, alguns dos muitos exemplos que levam, de forma inesperada, nossa paz de espírito e nossa saúde mental.

Não é preciso ir muito longe pra se “conectar” com as dores do mundo, que minam nossa capacidade de permanecer em nosso eixo emocional. A angústia pode se fazer presente ao colocar a mão no bolso e perceber que sobra mês, mas falta salário. É por essas e muitas outras, que a OMS - Organização Mundial de Saúde, deu ao Brasil, em seu último grande mapeamento global, o triste troféu do país com a população de maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. Isso se traduz, atualmente, em mais de 19 milhões de brasileiros com sintomas que vão de dificuldades de concentração, insônia, cansaço, náuseas, sensação de falta de ar a preocupações em excesso, apetite desregulado, medos irracionais, dentre outros. 

Como podemos buscar uma maneira de seguirmos em frente diante de tantas questões que nos abalam mental e emocionalmente? De acordo com uma pesquisa feita pela Harvard Medical School e publicada na Psychiatry Research: Neuroimaging em 2011, a prática constante da meditação pode ocasionar mudanças significativas no cérebro. O estudo demonstrou que as pessoas que meditam assiduamente podem apresentar algumas áreas do cérebro com mais massa cinzenta, como no hipocampo, região responsável pela conversão de memórias de curto prazo em memórias de longo prazo. O resultado deste processo, é que aumentamos substancialmente nossa capacidade de concentração, foco e memorização. 

A prática da meditação pode ajudar ainda, a aumentar sua capacidade de se manter em seu eixo emocional de forma muito eficaz, ou seja, ser resiliente diante do estresse gerado pelas adversidades da vida. Um estudo publicado na revista Biological Psychiatry em 2016, descobriu que a meditação pode ajudar a reduzir a inflamação e aumentar a resiliência emocional em indivíduos altamente estressados. Isso ocorre, porque durante a prática de atenção plena (mindfulness), desaceleramos uma parte do nosso sistema nervoso chamado de Sistema Simpático (responsável por nos colocar em estado de alerta, prontos para uma fuga ou situação de emergência, por exemplo) e ativamos o Sistema Parassimpático (responsável pelo nosso processo de descanso, redução da frequência cardíaca, nos colocando, portanto, em estado de relaxamento).

Se os sintomas de ansiedade aqui relatados também já atrapalharam seu desempenho no trabalho, a simples prática de respirar fundo e se concentrar nos batimentos cardíacos, por meio da meditação, pode contribuir para o aumento da concentração e o autoconhecimento das habilidades pessoais, tornando as atividades do dia a dia mais satisfatórias e melhorando a produtividade. A meditação também auxilia na diminuição do estresse causado por conflitos laborais e contribui para o restabelecimento das funções cognitivas do cérebro, melhorando a atenção e concentração sendo muito útil para pessoas com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), conforme apontou um estudo publicado no Journal of Attention Disorders em 2010.

Com todo o caos que há lá fora, só nos resta buscar permanecer centrados em nosso eixo emocional e estabelecer nossos limites em relação aos outros: o quanto posso contribuir para a melhoria desta situação? O que depende de mim e o que não depende? De que forma posso me tornar mais responsável pelas minhas ações e menos reativo às ações dos outros? Essas são algumas das reflexões que você pode elaborar junto ao seu observador interno, percebendo seus pensamentos enquanto medita , por exemplo. Convido você a participar de uma meditação energética gratuita e online, na próxima terça-feira às 21h, no meu instagram @viaenergia , para que você possa fortalecer a única pessoa que está verdadeiramente ao seu alcance: você mesmo. 

*Raphael Valente é terapeuta holístico, especialista em energia, Reiki, Radiestesia, Humanoterapeuta, professor de meditação e fundador do espaço terapêutico Via Energia

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Jogos Paralímpicos: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros no judô
Paralimpíadas

Jogos Paralímpicos: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros no judô

Apresentado como "marionete" de Castro, Ramagem consegue derrubar inserção de Paes na Justiça
Justiça

Apresentado como "marionete" de Castro, Ramagem consegue derrubar inserção de Paes na Justiça

Newsletter