5 passos para se tornar um psiquiatra
Um psiquiatra é um médico que diagnostica, trata e previne distúrbios de saúde mental. Quem deseja fazer um curso de psiquiatria para entrar na área deve, não só reunir algumas habilidades, atender aos requisitos para um médico e se especializar na área.
Vale lembrar que a psiquiatria é o ramo da medicina com foco no diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos mentais, emocionais e comportamentais. E, embora seja trabalho de um psiquiatra tratar esses pacientes, eles também são médicos especializados em saúde mental.
A seguir, apresentamos cinco dicas, passo a passo, para se tornar um psiquiatra. Veja:
Obtenha um diploma de bacharel
O primeiro passo é se matricular em uma universidade credenciada e obter um diploma de bacharel.
Faça a graduação na faculdade de medicina
A faculdade de medicina leva quatro anos. Durante os dois primeiros anos, você aprende sobre assuntos como fisiologia, neurociência, medicina social e farmacologia. Durante os dois últimos anos da faculdade de medicina, os professores ensinam como tratar, aconselhar e diagnosticar pacientes.
Complete sua residência psiquiátrica
Durante o último ano da faculdade de medicina, você pode solicitar residência psiquiátrica para se especializar na área. Os programas de residência psiquiátrica geralmente levam três anos para serem concluídos e treinam o estudante em temas como: neurologia, psicologia
Forense, psicofarmacologia e dependência química, além de tratar, diagnosticar e prevenir condições médicas, como abuso de substâncias, depressão e deficiências de desenvolvimento.
Obtenha uma certificação relacionada
Para praticar psiquiatria legalmente, você deve obter uma licença da Associação Brasileira de Psiquiatria, a partir de uma prova, além de estar inscrito no Conselho Regional de Medicina do estado onde vai atuar.
Escolha sua área de atuação
Após todas as etapas de qualificação feitas, é chegada a hora do profissional escolher sua área de atuação. Além da psiquiatria clínica, os especialistas podem trabalhar em hospitais, gerais e especializados, clínicas de reabilitação e psiquiatria forense, entre outras coisas.