Agosto Azul Vermelho: campanha alerta para os cuidados com a saúde vascular
Em Pernambuco o número de pessoas que sofrem amputação aumentou em mais 20% nos últimos dois anos
Pelo menos 3 pessoas sofrem amputação de pernas ou pés no Brasil a cada hora, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular. Pensando nesse dado, a campanha Agosto Azul Vermelho alerta para a importância de diagnosticar precocemente, acompanhar periodicamente e, sobretudo, tratar as doenças que afetam a circulação dos membros.
Especialista em cirurgia vascular, Renata Andrade Lima afirma que muitos desses casos de amputação poderiam ser evitados se os brasileiros tivessem mais acesso à informação e, claro, ao tratamento precoce.
"Diabetes, hipertensão, tabagismo e colesterol elevado são fatores de risco determinantes para problemas de circulação periférica", menciona a especialista, ressaltando que esse é o primeiro critério que aponta a necessidade de um acompanhamento periódico e responsável.
“Para os pacientes com histórico familiar de aneurismas, AVC, tromboses e varizes a atenção deve ser redobrada e um check up vascular deve ser feito anualmente", complementa Renata.
Varizes: dor, peso, cansaço e queimação
Entre os problemas vasculares mais conhecidos estão as varizes, que são veias dilatadas e tortuosas, que surgem principalmente nas pernas e afetam cerca de 15% da população adulta, aponta a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).
Os sintomas mais comuns são dores, sensação de peso e cansaço nas pernas, inchaço e queimação. “As varizes calibrosas podem evoluir para quadros de tromboflebite - coágulos que se formam superficialmente -, podendo gerar trombose venosa profunda e até embolia pulmonar. Em alguns pacientes também é possível avançar para quadros de úlcera”, alerta a angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno.
O diagnóstico das doenças vasculares é realizado a partir das queixas dos pacientes, fazendo um exame físico detalhado e exames complementares necessários, destacando-se o ultrassom doppler. Os tratamentos variam de acordo com cada tipo de doença e podem ser feitos com medicamentos, cirurgias ou outros procedimentos menos invasivos.
“Alguns cuidados simples podem ser colocados em prática para prevenir os problemas vasculares, como praticar exercícios físicos de modo regular e ter uma alimentação saudável. É importante lembrar ainda que algumas doenças são silenciosas e, por isso, a consulta de rotina é fundamental e, tão importante quanto ela, é o check up vascular", finalizou a angiologista.