Alimentação adequada melhora desempenho nos treinos; veja dicas de refeição pré e pós-treino
A alimentação ideal deve minimizar desconfortos durante o exercício e repor a energia
Iniciar uma vida saudável é o desejo de muita gente, seja por questões de saúde, estética ou mesmo qualidade de vida. Já conhecidos e bem recomendados, a prática regular de exercício físico e a alimentação saudável são bons por si só, mas funcionam ainda melhor quando caminham em conjunto.
Mais do que uma dieta que priorize "alimentos de verdade", deixando de lado os fast foods e industrializados, quem se exercita de forma regular precisa de uma alimentação que reponha a energia gasta durante a atividade e que auxilie na recuperação da musculatura, conforme explica a nutricionista Jordânia Veloso.
"Para quem treina, a alimentação é fundamental. Ela influencia diretamente na performance, na energia e no funcionamento adequado do organismo", afirma Jordânia, que destaca ainda que um planejamento alimentar é individual, ou seja, é ajustado de acordo com as necessidades, objetivos e rotinas de cada um.
Segundo o personal trainer Janailson Veloso, a alimentação saudável é a base para um bom rendimento no exercício físico. Para ter uma melhor performance, o profissional recomenda que o aluno esteja atento principalmente a dois momentos: o que comer no pré e no pós-treino.
"A alimentação equilibrada deve garantir força e energia, porque seu corpo vai exigir isso durante os treinos. E você também precisa repor o que foi gasto, para recuperar e se preparar para a próxima vez que for se exercitar", explicou o personal.
Ainda de acordo com Janailson, a melhora nos resultados esperados só aparecem quando o aluno entende que é preciso haver uma sinergia entre treino e alimentação.
Leia Também
• Você sabe o que é ASMR? Entenda como esse formato de vídeo tem ajudado algumas pessoas a relaxar
• Vitamina D em excesso faz mal? Saiba o que pode acontecer em caso de 'hipervitaminose D'
• Doença celíaca e intolerância ao glúten: entenda a diferença e saiba como tratar
Foi o que aconteceu com a estudante de Direito Anna Julia, de 22 anos. Tentando focar de verdade na "vida fit" desde 2019, ela começou a ver os resultados aparecendo com mais facilidade quando aliou o plano de treinos da academia com um plano alimentar que atendesse às necessidades dela.
"Eu já treino há algum tempo e percebi meu corpo mudar. Mas é incrível como a mudança é mais rápida quando você come melhor. E não é só mudança física. O corpo consegue executar melhor os exercícios quando é alimentado da forma correta", disse.
A nutricionista Jordânia Veloso ressaltou a importância de a dieta e os exercícios físicos serem prescritos e supervisionados por profissionais da área. "Vamos estar atentos ao que o corpo precisa e ao que o paciente quer. Por isso, nenhuma suplementação deve ser feita de forma autônoma. Se houver necessidade, o profissional vai receitar a dosagem correta", finalizou a nutricionista.
#vidaplenajaymedafonte