Bullying em adultos – Uma realidade escondida
Síndrome do Adulto Agressor - aprenda a se defender deste mal
É interessante notar que ao ouvirmos a palavra bullying imediatamente a associamos ao comportamento agressivo de uma criança mais forte contra uma mais fraca.
Entretanto, ao voltarmos nossa atenção para o conceito desta palavra, notamos algo bem importante. A Associação Americana de Psicologia (APA) definição de bullying como “uma forma de comportamento agressivo em que alguém, intencional e repetidamente, causa dano ou desconforto a outra pessoa. O bullying pode assumir a forma de contato físico, palavras ou ações mais sutis.”
Como pode observar por este conceito, o bullying pode adquirir versões bem distintas. Por exemplo, você já se sentiu ameaçado e constrangido por alguém e ainda assim ficou com a impressão de ter dito algo errado, e ainda com uma sensação de culpa? Se, sim, saiba que experimentou algum tipo de manipulação, mas não soube reconhecer.
Estudos revelam que estes comportamentos de insensibilidade e desrespeito pela opinião das outras pessoas estão presentes em vários transtornos de personalidade, entre eles, o narcisismo.
Aprenda como identificar e lidar com estes comportamentos, e se sentir mais seguro emocionalmente diante dessas relações desafiantes.
Leia Também
• Você esta se sentindo desmotivado?
• Precisando se acalmar? Podemos aprender a ser calmos?
Profissionais qualificados estão sempre prontos a esclarecer dúvidas e ajudar.
As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus autores.