Como reduzir a dependência do celular em 2022
Conheça algumas técnicas de como diminuir o uso dos celulares e redes sociais
Não há dúvidas de que o uso do celular e das redes sociais se tornou mais do que uma necessidade pessoal e profissional, mas também um importante fenômeno cultural da nossa sociedade. Por mais que os smartphones sejam ferramentas incríveis que facilitam a nossa vida, eles também têm suas desvantagens, principalmente para a saúde mental.
Um estudo recente apontou que jovens que usavam redes sociais por mais de três horas por dia tinham maior risco de desenvolver problemas internalizantes, como sentir-se solitário, triste, deprimido ou ansioso.
Em outra pesquisa, também foi descoberto que adolescentes de 15 a 16 anos, que usaram as mídias sociais várias vezes por dia, eram mais propensos a relatar sofrimento psicológico, menos satisfação com a vida, e mais ansiedade do que aqueles que usavam apenas semanalmente ou com menos frequência.
Por isso, se você está querendo diminuir o uso dos celulares e das redes sociais, aqui estão algumas dicas.
Reserve um dia para se desconectar
A chave para reduzir o tempo online é tomar medidas intencionais para reduzir o hábito de utilizar o celular a todo momento. A mais simples dela é escolher um dia da semana para simplesmente se desconectar do mundo. Por exemplo, todo domingo você pode desligar o celular e se afastar de quaisquer outras telas (TV, computador, tablets). Aproveite o dia para fazer coisas “offline”, como passear no parque, ler algum livro físico ou visitar amigos. Faça disso um hábito.
Use aplicativos de autocontrole
Os celulares atuais já contam com aplicativos de “bem-estar”, que mostram quanto tempo você passa no telefone, quais aplicativos você mais usa e com que frequência você pega seu dispositivo. Esses apps ajudam a limitar o uso dos smartphones, inclusive com sistemas de bloqueio, que impedem o uso de um app após um determinado período de tempo pré-fixado.
Esconda aplicativos viciantes
Mova todos os aplicativos viciantes ou que você perde muito tempo para uma segunda página, onde é mais difícil abri-los espontaneamente. Você também pode agrupar esses aplicativos em pastas para que estejam sempre a um toque extra de você. Pense na possibilidade de desinstalar os aplicativos que tomam muito do seu tempo.
Desligue notificações
Desligar as notificações é algo que todos deveriam fazer, independentemente de quão habitual seja o uso do celular. Todos os dias somos bombardeados com uma infinidade de alertas que, em sua maioria, não têm nenhuma importância para as nossas vidas. Aquela mensagem no WhatsApp, a curtida na sua foto no Facebook ou a chegada de um e-mail não significa que eles mereçam a sua atenção imediata. Elas podem esperar para depois.
Ative o modo preto e branco
Uma das maneiras mais curiosas de reduzir o tempo que você gasta em seu smartphone é simplesmente tornar sua tela menos agradável de se ver. Isso pode ser feito ativando o modo “preto e branco” ou “escalas de cinza”. A função está disponível em aparelhos mais modernos ou por meio de uso de aplicativos.
As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus autores.