Considerado um alimento funcional, o própolis é aliado da saúde; conheça os benefícios da substância
Apesar de ser um produto natural, o seu consumo deve ser feito com orientação médica
Para aumentar a imunidade e prevenir doenças, existem hábitos e receitas. Um destes é o própolis, um alimento funcional, produzido pelas abelhas, com várias propriedades associadas, além de vitaminas e minerais.
Existem diferentes tipos de própolis, que variam na cor, cheiro e até na consistência, e, apesar de ser saudável e natural, o seu consumo não deve ser feito de forma indiscriminada.
Dentre as vitaminas presentes na substância resinosa, estão a A, algumas do complexo B, a C e a E, conforme detalha a nutricionista Lídia Bandeira, do SESI. De acordo com a profissional, o própolis contém ainda muitos minerais, como cálcio, ferro e fósforo.
"Essa quantidade de nutrientes confere ao própolis propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes, antivirais e antifúngicas", listou Lídia.
Quando usar
Mesmo sendo bastante indicado para diversos problemas de saúde, a especialista ressalta que o própolis deve ser utilizado de forma associada ao tratamento convencional.
"A gente não pode combater as doenças apenas com o uso de própolis, ou seja, ele é utilizado como um tratamento coadjuvante, auxiliando na recuperação desses problemas", destacou a nutricionista.
Apesar de ser um produto totalmente natural, o seu consumo deve ser feito com orientação médica, já que as doses e os tipos de própolis vão variar de acordo com as necessidades e objetivos individuais de cada pessoa.
"Existem diferentes tipos de própolis, como o marrom, o verde, tem o extrato de própolis à base de álcool, tem à base de água, tem o extrato seco, tem o spray. Então esse uso deve ser feito de forma orientada, já que vai ser avaliado o tipo a ser utilizado, a dosagem e o tempo de uso", disse Lídia, que completou: "Fazer o uso de própolis de forma contínua, sem orientação, pode trazer prejuízos à saúde."
Leia Também
• Alimentação adequada melhora desempenho nos treinos; veja dicas de refeição pré e pós-treino
• Conheça a oxitocina, o hormônio do amor que melhora as relações sociais e diminui o estresse
• Você sabe o que causa mau hálito? Em 90% dos casos, origem do problema está na boca
Contraindicações
Além da orientação médica, alguns grupos devem redobrar a atenção quanto ao uso de própolis. Diabéticos, por exemplo, podem ter a diabetes piorada por conta do mel contido no alimento.
Já pessoas com doenças hepáticas devem evitar o extrato de própolis à base de álcool, para não prejudicar o fígado. E gestantes e crianças só devem fazer uso do própolis com recomendação médica.
#vidaplenajaymedafonte