Logo Folha de Pernambuco

Inchaço nas pernas: o que pode ser e como lidar?

O edema pode ocorrer por diversos motivos

Esdras Marques, cirurgião vascular do Hospital Jayme da Fonte - Arthur de Sousa/Folha de Pernambuco

O inchaço nas pernas, também chamado de edema, pode ocorrer por diversos motivos. É caracterizado pelo acúmulo de líquido neste local. Esse quadro, geralmente, não é doloroso e costuma ser mais frequente nos membros inferiores justamente em função da gravidade. No entanto, quando provocado por uma lesão, pode causar dor e bastante desconforto.

“As pernas inchadas são um problema muito comum. São muitas as pessoas que procuram consultório de um angiologista com esse problema. Homens, mulheres e crianças. As causas mais comuns têm a ver com hábitos de vida, como passar muito tempo sentado ou em pé no trabalho, a falta de atividade física e o excesso de peso. Existem também as doenças. Entre as doenças mais comuns, por exemplo, estão as varizes, insuficiência renal, que são problemas nos rins, e doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca. Alguns tipos de reumatismo também causam inchaços nas pernas”, explica o Esdras Marques, cirurgião vascular do Hospital Jayme da Fonte.

Para saber qual a causa do inchaço, é necessário uma consulta médica. Após a avaliação e alguns exames, o especialista vai determinar o tratamento adequado para o problema. “A primeira medida a ser tomada quando você perceber as suas pernas inchadas, é procurar um especialista. Essa percepção de que o inchaço não é algo normal é muito importante para que você possa resolver o problema.

Muitas vezes, o tratamento é simples, só uma mudança de hábito de vida, sem a necessidade de uma cirurgia ou de um medicamento”, continua o médico. Várias coisas podem levar ao acúmulo de fluidos nas pernas. Entre elas: permanecer muito tempo sentado no dia a dia; excesso de peso; varizes e insuficiência venosa crônica; problemas renais; e insuficiência cardíaca congestiva. Alguns cuidados gerais podem ajudar a prevenir o problema, como reduzir o consumo de alimentos salgados; usar meias de compressão; fazer exercícios físicos todos os dias; caso trabalhe muito tempo sentado, faça paradas para se alongar sempre que puder.

“Minha principal recomendação é mudar seu hábito de vida. Praticar atividade física regularmente, especialmente as atividades aeróbicas, como caminhar, andar de bicicleta, correr, fazer esteira, dançar… são atividades que contam muito para o desaparecimento de inchaços. Para aquelas pessoas que trabalham e passam muitas horas em pé ou sentadas, é recomendado usar meias elásticas para evitar o inchaço. Para aquelas pessoas que já têm varizes, cuidado com o controle do peso. É muito importante procurar um especialista nesta área para controlar o peso, porque o excesso de peso é um fator que leva ao inchaço nas pernas", indica Esdras Marques.

Como o inchaço nas pernas pode ser um sinal de algo sério, não o ignore. Em qualquer que seja o caso, havendo outros sintomas ou não, consulte um médico.

Veja também

Petrobras pretende perfurar 15 poços na Margem Equatorial até 2029
PETRÓLEO

Petrobras pretende perfurar 15 poços na Margem Equatorial até 2029

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens
desemprego

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Newsletter