Mais de 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas

Comportamentos diários são responsáveis por casos da doença no mundo

Freepik

A qualidade de vida está diretamente ligada ao surgimento do câncer. Hábitos e comportamentos diários são responsáveis por mais de 90% dos casos da doença no mundo, segundo a Union for International Cancer Control (UICC) – União Internacional para o controle do Câncer. Ou seja, os outros 5-10% estão relacionados a fatores genéticos. Dessa forma entende-se que, em geral, até metade dos cânceres poderiam ser evitados por meio de mudanças comportamentais e outras medidas preventivas.  “A tríade saúde mental, alimentação balanceada e não fumar são pilares indispensáveis para a prevenção do câncer”, destaca a nutricionista especialista em nutrição oncológica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Andréa Barros.

A nutrição merece atenção redobrada no nosso dia a dia. Alimentar-se bem e manter-se nutrido, lembrando sempre da ingestão de água, não é apenas uma necessidade física, mas é também de alegria, bem-estar e saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos de câncer poderia ser evitado com a adoção de dieta saudável, controle de peso e prática de atividade física. Além disso, a má alimentação é o segundo maior agente causador da doença no país, como a gastrite, obesidade, diabetes e colesterol alto. Para que tenhamos saúde, é necessário um equilíbrio entre a prática de atividade física e uma alimentação adequada.

“A alimentação de qualidade, rica em alimentos de origem vegetal com legumes, frutas, cereais integrais, verduras e leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como os industrializados, ricos em sódio, corantes, açúcares e conservantes, e bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos prontos, podem prevenir o aparecimento de várias doenças. Lembrando que essas atitudes precisam ser associadas à prática de atividades físicas regulares, além de não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e, também, cuidar da saúde mental. Pesquisas apontam algumas evidências de que o estresse físico ou psicológico esteja relacionado à maior evolução do câncer e que possa estar ligado a um aumento no número de casos da doença”, ressalta Andréa.  Ainda segundo o INCA, dentro da relação entre fatores ambientais e ocorrência de câncer, 30 % tem relação direta com o tabaco e 35% com a alimentação.

 As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter