Mudança de hábitos no início do ano pode refletir em um 2025 mais saudável
Clínico geral explica importância de ter um check-up atualizado
Com a chegada de um novo ano, surgem os planejamentos para os próximos 365 dias e, para que essas metas sejam alcançadas com êxito, é preciso ter foco e dedicação para um bom desempenho. Passado o Réveillon, aumentam as preocupações acerca de uma vida saudável ou mudanças estéticas.
Leia Também
• Festas de fim de ano: Silenciosa, Síndrome do Coração Festeiro requer atenção
• Preocupações excessivas podem gerar ansiedade de final de ano
• Ressaca: entenda o que é e saiba como prevenir os efeitos do consumo excessivo de álcool
Verdade é que, para obter qualidade de vida, é preciso alterar alguns hábitos que podem refletir diretamente nesse bem-estar. Uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos podem auxiliar a promover uma virada de chave e estabilizar, por exemplo, taxas como glicose, pressão arterial, colesterol, entre outras.
Para o clínico geral do Hospital Jayme da Fonte, Aarão Barreto, é importante que a pessoa reconheça a necessidade de mudar os hábitos, sejam eles alimentares ou de práticas físicas. Mas, ao fazer essa escolha, é preciso o acompanhamento de um profissional capacitado para indicar os rumos dessa mudança. Além disso, ainda segundo ele, é preciso fazer algumas perguntas que podem direcionar o paciente ao tratamento adequado.
“É importante que, ao decidir mudar algum hábito, a pessoa faça uma autoanálise e se pergunte: ‘O que é que está dando errado? É falta de exercício? É a dieta? São os dois? Ou é a consulta periódica que eu não estou fazendo?’. A partir daí, o paciente começa a procurar ajuda com profissionais. Ele também pode começar a mudar pequenos hábitos”, explica.
Check-up
Caso o paciente já tenha ciência da presença de alguma doença no seu organismo, deve, ainda de acordo com o clínico geral, aproveitar os primeiros dias do ano para fazer um check-up. Através dessa avaliação médica preventiva, o paciente poderá identificar, por exemplo, o perfil lipídico que tem. Exames de glicemia de jejum e hemoglobina glicada também são opções consideráveis.
“Tudo depende do que o paciente sinta, mas o mais importante é que, se faz muito tempo que ele não procura um profissional, procure agora. Aproveite esse começo de ano, que é tudo mais tranquilo e que consegue fazer exames mais rapidamente, até porque esta é uma época de férias”, indica.
“Também é importante ressaltar que, para uma mudança de hábitos, a pessoa trace metas razoáveis. Pode até estar precisando perder 30 ou 40 quilos. Mas não vá, de imediato, traçar que vai perder todos esses quilos no mês de janeiro. É preciso começar por alguma coisa. A pessoa também pode estar saindo de um estilo de vida mais sedentário e começar a fazer exercício físico, mas que não seja, a princípio, fazer sete dias por semana, porque só vai se exaurir. É indicado que comece de uma forma que possa manter a sustentação. No começo de ano é tudo mais tranquilo, mas, eventualmente, a pessoa vai voltar a trabalhar. As férias vão acabar”, finaliza ele.
Escreva a legenda aqui