Logo Folha de Pernambuco

Planejando 2023: inteligência emocional e metas possíveis

Manter os pés no chão ajuda a evitar frustrações e traz senso de compensação e de incentivo

Se planejar é fundamental para ser autorresponsável - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A virada do ano carrega uma simbologia de recomeço. O calendário volta ao início, e, a partir das 00h do relógio, a maioria das pessoas promete a si e aos outros uma série de novos hábitos.

Isso não é ruim, mas é repetido anualmente e nem sempre as mudanças são postas em prática. De acordo com uma pesquisa conduzida pela plataforma Strava, as pessoas começam a desistir das resoluções de ano novo a partir do dia 19 de janeiro, data batizada de "Quitter's Day”, que significa "dia do desistente".

Para mudar esse retrospecto e fazer de 2023 o ano da mudança, duas coisas são essenciais: traçar metas possíveis e ter inteligência emocional.

Controle da situação
Referência em alta performance e inteligência emocional, o escritor Paulo Vieira diz que há dicas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia e que vão ajudar as pessoas a tirarem os sonhos do papel.

É preciso entender a diferença entre sonhos e objetivos e transformá-los em metas "neurologicamente corretas - Foto: Pexels

"É preciso ter consciência sobre os atos e assumir as responsabilidades dos resultados", diz o escritor. O especialista comenta ainda que é preciso entender a diferença entre sonho e objetivo e, a partir disso, transformar os objetivos em metas "neurologicamente corretas".

"As metas devem ser desafiantes, mas também realistas. Isso não significa que ela tem que ser fácil, mas ela precisa estar sob controle, seja direto ou indireto", completou.

Evitando frustrações
Para a psicóloga Bárbara Santos, especialista da Holiste Psiquiatria, do ponto de vista da saúde mental, colocar os pés no chão na hora de traçar os planos para 2023 facilita cumprir os objetivos no próximo ano, o que traz um senso de compensação e de incentivo.

"Tão importante quanto elencar as metas, é a possibilidade de cumpri-las, o que traz um senso de compensação e de incentivo", explica.

Para tornar esse processo mais fácil, ou mesmo para ajudar no cumprimento de metas mais difíceis, a dica é elaborar o passo a passo para conquistar o que se almeja.

Para ajudar no cumprimento de metas mais difíceis, a dica é elaborar o passo a passo para conquistar o que se almeja
Para ajudar no cumprimento de metas mais difíceis, a dica é elaborar o passo a passo para conquistar o que se almeja - Foto: Pexels

"Se quer mudar de emprego, também coloque como meta se candidatar a mais vagas, aumentar o networking, fazer um curso de capacitação, entre outras medidas pontuais que devem ser feitas antes de se alcançar o objetivo principal”, conclui.

Veja também

Newsletter