Saúde das unhas: veja o que você precisa saber para cuidá-las com segurança
O dermatologista Paulo Guedes explica o que é importante observar ao embelezar e cuidar das unhas
Cuidar da beleza das mãos faz parte da rotina de muita gente, seja no salão ou em casa, especialmente entre as mulheres. No entanto, o excesso de cuidados ou a falta de atenção com a saúde das unhas podem ocasionar problemas sérios.
O dermatologista do Hospital Jayme da Fonte, Paulo Guedes, explica que é importante observar diversos detalhes ao cuidar das unhas.
Alertas
“No autocuidado, você deve prestar atenção no material, pois ele deve estar limpo e tem que ser adequado ao que você quer fazer, além de evitar fazer mais do que você sabe. Em salões, é preciso prestar atenção principalmente na esterilização do material, no ambiente, se ele tem licença para atuar…”, alerta Guedes.
Além disso, o especialista chama atenção para os exageros, seja no cuidado com as cutículas ou no corte das unhas, principalmente em pacientes mais idosos e imunossuprimidos.

“Nesses pacientes, uma infecção na unha pode se transformar em uma infecção generalizada. Tem que ser um cuidado mínimo, só para manter a unha limpa e aparada. Qualquer outro procedimento, como uma tentativa de cortar a cutícula, que deve ser preservada, pode prejudicar mais do que embelezar”, enfatiza o médico.
Unha de gel
Outro ponto de atenção são as unhas artificiais, como as de gel. “Quando realizadas de forma inadequada ou com produtos alergênicos, a pessoa pode desenvolver uma dermatite de contato. Você pode tentar embelezar uma unha e acabar com uma descamação, vermelhidão… Isso é uma coisa muito comum no consultório”, pontua o especialista.
Termômetro
As unhas também funcionam como um termômetro da saúde geral do organismo.
“Algumas doenças, principalmente a psoríase, podem se manifestar inicialmente nas unhas e em outros lugares que chamamos de ‘localizações especiais’. Quando observamos a psoríase em unhas e couro cabeludo, isso alerta que aquele paciente tem um risco maior de desenvolver artrite psoriásica de forma precoce. Isso é importante tanto para o diagnóstico como para conduzir o paciente ao tratamento adequado”, destaca Guedes.
Paulo Guedes ressalta que, por esse motivo, antes de consultas médicas, o ideal é manter as unhas naturais, sem esmalte ou produtos artificiais. “É importante para que a unha, a cor, o aspecto dela possa ser avaliado minuciosamente”, recomenda o especialista. A principal orientação, segundo o dermatologista, é adotar um cuidado não agressivo.
“Evitar cortar os cantos das unhas, manter um formato arredondado, além de manter as unhas em um tamanho que não facilite a ocorrência de traumas”, orienta Guedes.
Para quem tem unhas secas, a hidratação também é fundamental. “É possível usar hidratante nas unhas da mesma forma que se usa na pele. Isso evita que o leito ungueal resseque e altere o aspecto da unha”, finaliza o dermatologista.
