Síndrome da Covid longa: estudos avaliam gravidade e impacto da Covid prolongada no organismo

Conheça os benefícios do tratamento com Neurofeedback e onde encontrar

Condição pós COVID-19, também conhecida como COVID longa - Pexels.com

Embora a pandemia pareça estar dando sinais de atenuação em todo o mundo, especialistas continuam descrevendo efeitos físicos e mentais nas pessoas que contraíram o vírus da Covid-19.

A comunidade médica tem descrito que algumas pessoas ainda apresentam sintomas físicos ou psicológicos mais de 12 semanas após o COVID-19 em muitas partes do mundo. Este fato, ficou conhecido como: condição pós COVID-19, também conhecida como COVID longa.

Os sintomas da covid longa
 A lista de sintomas da COVID Longa é grande (Unicardio, 2022). Vamos listar os principais aqui, de acordo com a região do organismo que afetam:

 

Particularmente no cérebro destaca-se:

Pesquisas sobre os efeitos do Covid longa no cérebro
Existem vários trabalhos atestando os efeitos da covid no cérebro, (Lowry, 2917),  (Chemiofog), (Molly, 2021), (Chemobrain)

Um estudo brasileiro realizado por pesquisadores do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e da USP, que está sendo considerado uma importante contribuição para conhecimentos da ação da Covid no cérebro humano, em particular “uma atrofia na região frontal do cérebro, que é responsável pela atenção e pelo raciocínio.”

Como posso prevenir o longo Covid?
tualmente, não há uma abordagem universalmente aceita para diagnosticar e tratar a condição pós-COVID-19.  As recomendações continuam sendo: tomar todas as vacinas disponíveis, tentar reduzir o risco de exposição ao Covid, incluindo o uso de uma máscara facial em locais lotados.  

Cuidados psicológicos
Um aspecto fundamental com relação aos pacientes com COVID de longa duração, são os cuidados com a saúde mental. Desta forma, a ajuda dos serviços psicológicos torna-se imprescindível para uma melhor recuperação da doença.

TRATAMENTO COM NEUROFEEDBACK
Existem muitas pesquisas que indicam que o tratamento com Neurofeedback  apresentados, em particular, destacamos um estudo realizado em 2022, na Charles University em Praga, na  República Checa, onde foi investigado a eficácia do Neurofeedback para o tratamento de fadiga, ansiedade e depressão após COVID-19, com resultados muito positivos.

Concluindo este artigo:
Nossa intenção neste trabalho foi confirmar que os efeitos do Covid-19 podem ser variados, e podem ser complexos e até fatais.

Igualmente, sugerimos, com base em diversos estudos realizados, que o tratamento com Neurofeedback, associado ao acompanhamento psicológico é uma excelente opção para o alívio daqueles que sofrem os efeitos da condição pós-covid. 

Nos colocamos à sua disposição para responder dúvidas e conversarmos sobre o seu tratamento. Agende sua consulta aqui.

Se você se identificou com este conteúdo, convido-o a acessar nosso blog onde você poderá, além de ler este artigo na íntegra, também encontrará ainda mais informações para seu autodesenvolvimento.Como sempre me coloco à sua disposição para responder dúvidas e ouvir sua opinião e sugestões.Obrigado.

v

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas
Queimadas

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter