Você sabe como utilizar medicamentos de forma correta? Confira cuidados importantes

A farmacêutica Daniela Leandro, do Hospital Jayme da Fonte, orienta sobre o uso de remédios

Farmacêutica Daniela Leandro, do Hospital Jayme da Fonte - Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

O uso de medicamentos é rotina na vida de várias pessoas. Porém, para ter um resultado eficaz no tratamento, é necessário atenção em alguns aspectos, como tomar os remédios no horário certo e seguir as orientações de médicos e farmacêuticos. Além disso, ingerir medicamentos por conta própria pode oferecer riscos à saúde. 

Muitas vezes, os pacientes esquecem de tomar os medicamentos no horário correto, o que pode reduzir a eficácia ou até mesmo provocar uma intoxicação. Respeitar o intervalo de administração de cada medicamento é fundamental para a eficácia do processo. 

“É importante respeitar o horário de intervalo de administração de cada medicamento, não tomar medicamento por conta própria, e na dúvida, na ausência do profissional médico e/ou farmacêutico, o paciente deve ler a bula com todas as informações”, afirmou a farmacêutica Daniela Leandro, do Hospital Jayme da Fonte. 

 

Quando os cuidados necessários não são seguidos, alguns riscos ficam iminentes aos usuários. Ainda de acordo com Daniela, a substância não chega ao organismo como é desejado e a terapia pode não ser eficaz para aquela determinada patologia. 

É comum ingerir medicamentos com outros líquidos além da água, como leite, suco ou refrigerante. Mas, tomar remédios com algo além da água pode causar interação medicamentosa e interferir no efeito. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento também é importante para uma maior eficácia.

“A gente tem muitos relatos de pacientes que tomam com leite ou com suco e acham que podem, mas o estômago é ácido e para o princípio ativo ser desintegrado ele precisa dessa acidez, e se eu neutralizar, eu vou alcalinizar o estômago e a ação não vai ser a mesma do que o medicamento tomado com água”, disse Daniela. 

 

Ter uma grande quantidade de remédios armazenados em casa, a famosa “farmácia”, pode oferecer riscos para as pessoas, como a ingestão de substâncias fora da validade. 

“Têm pacientes que esquecem de olhar a validade do medicamento, porque cada medicamento tem uma validade específica, como também podem estar tomando medicamentos que têm algum princípio ativo que tem alergia e não sabem ou até sabem e esquecem de ver a composição. O paciente pode até indicar para alguém dentro de casa e aquela pessoa desenvolve uma intolerância, uma reação, porque ele não passou por uma consulta”, acrescentou. 

 

Utilizar o celular como aliado na rotina de remédios é uma das formas para organizar os horários, com alertas e lembretes. Além disso, o tradicional papel colado na porta da geladeira também é uma importante ferramenta para evitar a troca de horários.

 

Veja também

Jogos Paralímpicos: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros no judô
Paralimpíadas

Jogos Paralímpicos: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros no judô

Apresentado como "marionete" de Castro, Ramagem consegue derrubar inserção de Paes na Justiça
Justiça

Apresentado como "marionete" de Castro, Ramagem consegue derrubar inserção de Paes na Justiça

Newsletter