Logo Folha de Pernambuco

Festival

14ª Mostra Play The Movie traz obras de artistas pernambucanos

Do dia 30 de setembro a 3 de outubro, festival expõe curtas, clipes e oficinas de forma gratuita ao público

"Corpo-Capital" foi um dos curtas pernambucanos selecionados para a Mostra"Corpo-Capital" foi um dos curtas pernambucanos selecionados para a Mostra - Foto: Divulgação

Entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, o público de todo o país está convidado a participar da programação da 14ª Mostra Play The Movie que ocorre neste ano de forma online e inteiramente gratuita. Clipes e curtas-metragens de artistas pernambucanos estão na programação. O projeto visa estimular a produção audiovisual e autoral de talentos no cenário musical nordestino.

O festival é realizado pela Coda Produções e com patrocínio do Grupo Moura, por meio do Instituto Conceição Moura com realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal. Todo o conteúdo da Mostra pode ser acessado no site www.coquetelmolotov.com.br.

Programação

Desta vez, a Mostra vem em formato on-line com uma curadoria de conteúdo diversa e cheia de novos talentos selecionados através de uma convocatória nacional. Além da chamada para curtas de ficção, documentários e de videoarte, a Play The Movie lançou em agosto dois editais inéditos para apresentações em forma de cine-concerto e para apoio na produção e lançamento de videoclipes. 

Dentre os novos rostos e vozes da programação com músicas que ganharão videos inéditos. destacam-se os pernambucanos: Tagore, Mun Há, Hórus e Ciel & Radiola Serra Alta.

Nos curtas, com mais de 200 inscrições de várias partes do país, a convocatória de curtas metragens trouxe novos olhares para a produção nacional de temáticas diversas com documentários, obras de ficção e videoarte. Foram 15 selecionados em que a curadoria priorizou a originalidade, as afinidades estéticas com o projeto, a inserção entre linguagens e a acessibilidade. 

Curtas selecionados (Ficção, documentários e videoarte):

"Amarelo Cárcere" (Dir: Pedro Mendes - Porto Alegre/RS)

"Corpo-Capital" (Dir: Domingos Júnior - Recife/PE)

"Cozinheiras de Terreiro" (Dir: Tauana Uchôa - Recife/PE) 

"Fundo Sem Poço" (Dir: Maria Alice Oliveira - Londrina/PR)

"Manifesto O Palco é a Rua - A Música nos Espaços Populares" (Dir: Laura Sousa e Guilherme Patriota - Recife/PE)

"Movimentos Distantes" (Dir: Alcimar Verissimo - Recife/PE) 

"Não Me Chame Assim" (Dir: Diego Migliorini - São Paulo/SP)

"O Galo Desperta Perdonami Giotto" (Dir: Desirée Hirtenkauf - Lajeado/RS)

"Pindorama, Terra das Palmeiras" (Dir: Zahra Alencar - São Paulo/SP)

"Planta Baixa" (Dir: Clara Martins Hermeto - São Paulo/SP)

"Retrato falado de 'Obscuro'" (Dir: Humberto Schumacher e Maithan Knabach - Porto Alegre/RS)

"Sangue Selvagem" (Dir: DJ Suculenta - Belo Jardim/PE)

"Sankofa" (Dir: Dalila Costa - Belém/PA)

"Tatuagem" (Dir: Amanda Hecht - Rio de Janeiro/RJ) 

"Tentativas de Visualizar o que não é Verbalizado" (Dir: Ythalla Maraysa - Caruaru/PE)

Formação

 A programação da 14ª Play The Movie ainda apresenta oficinas, masterclass e mais uma mesa de debates em sua abertura. Com o tema "Insurgências possíveis no audiovisual do Brasil em 2021" e mediação da jornalista Luciana Veras, a mesa virtual no YouTube conta com a presença de profissionais do cinema brasileiro contemporâneo como Sabrina Fidalgo e Julia Katharine. 

Ministrando a oficina de forma on-line, o produtor musical João Meirelles do Baiana System pretende abordar conceitos e técnicas da produção musical eletrônica focado na manipulação dos sons para a criação de músicas autorais brasileiras. 

O produtor e estudante de cinema Heleno Florentino, vai ministrar uma oficina de Videoclipe DIY (Faça-você-mesmo) onde explica os processos de produções cinematográficas, equipamentos, o processo de uma produção e roteiro. Em dois dias, os participantes vão ainda roteirizar e produzir um clipe em Belo Jardim.

Compartilhando sua experiência na produção de videoclipes de baixo orçamento, o cantor Getúlio Abelha oferece uma masterclass onde apresenta seus trabalhos e comenta os aspectos de sua realização. 

A produtora e empreendedora cultural Eliz Galvão vai até Belo Jardim oferecer uma oficina presencial sobre Elaboração de Projetos. Esta oficina pretende capacitar agentes culturais e artistas do Agreste para que possam participar de novos editais a nível local e estadual considerando as etapas de planejamento, identificação de oportunidades e preenchimento de formulários de inscrição.

Serviço

14ª MOSTRA PLAY THE MOVIE

30 de setembro a 3 de outubro de 2021

Mais informações: www.coquetelmolotov.com.br

Veja também

Newsletter