14ª Semana do Patrimônio Cultural de PE: debates sobre conexões, lembranças e preservação
Realizado pela Fundarpe, evento online será realizado de 16 a 24 de agosto com o tema "Estações do Patrimônio: Redes, Memórias e Afetos"
A 14ª edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco acontece entre os dias 16 a 24 de agosto, com programação online e com o tema “Estações do Patrimônio: Redes, Memórias e Afetos”. Promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a conferência de abertura será na próxima segunda-feira (16), às 14h, com transmissão pelo canal no YouTube da Secult-PE/Fundarpe.
Participam da conferência o professor Eduardo Romero de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Ele falará sobre o tema que marca a edição deste ano e sua pesquisa sobre patrimônio ferroviário.
Nesta 14ª edição serão realizadas ações em 21 municípios pernambucanos: Afrânio, Água Preta, Arcoverde, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Carpina, Condado, Floresta, Ilha de Itamaracá Jaboatão, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Limoeiro, Olinda, Nazaré da Mata, Paudalho, Recife, Santa Maria da Boa Vista e São Joaquim do Monte.
Leia também
• Sítio Burle Marx se torna Patrimônio Mundial da Cultura
• 'Joias' do patrimônio cultural, casarões seculares revelam história de ocupação do Recife
• Patrimônio Cultural do Brasil: Iphan revalida título da Feira de Caruaru
Quem quiser acompanhar a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco pode também se voltar para as plataformas digitais e redes sociais @culturape e no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br), além do canal no YouTube da Secult.
Programação
>>> No Dia Nacional do Patrimônio Histórico, próxima terça-feira (17), às 10h, serão anunciados os vencedores da 6ª Edição do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco e anúncio dos seis novos Patrimônios Vivos, que serão diplomados juntamente aos seis que foram registrados em 2020.
>>> No mesmo dia, às 14h, acontece a roda de conversa "Vencedores do Prêmio Ayrton". Em seguida, às 16h, será a vez do seminário sobre o Patrimônio Ferroviário Imaterial, com Luis Moliinari, diretor de Promoção do IEPHA/MG; Regina Abreu, antropóloga e professora da UNIRIO; e Mariana Kimie Nito, doutoranda em Arquitetura e Urbanismo.
>>> Já na quarta-feira (18), às 10h, a programação conta mais uma vez com uma apresentação de projetos contemplados pelo Funcultura na área de Patrimônio. À tarde acontece o webnário “Patrimônio Ferroviário: métodos e instrumentos para a preservação”, com Maria Emília Lopes, do Iphan-PE; Breno Borges, doutorando pela Faculdade de Ciências e Tecnologia/ Universidade Nova de Lisboa; e Toni Zagato, do Condephaat/SP.
>>> O VI Seminário de Educação Patrimonial deste ano, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, terá como tema “Lugares de memória e Educação: diálogos para preservação do Patrimônio Ferroviário", e acontecerá na quinta (19) e na sexta (20), das 15h às 18h. Participam como palestrantes Alice Bemvenuti (Museu do Trem de São Leopoldo (RS)); André Cardoso (Estação Central Capiba/Museu do Trem (PE)) e Eduardo Freitas, superintendente do Prodetur/Setur-PE.
>>> A quinta edição do encontro "Reflexões Acadêmicas sobre o patrimônio cultural: produção dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco" acontece no sábado (21), das 9h30 às 12h30, e contará com a participação de professores e universitários das instituições Damas, Esuda, Unicap, Uninassau, UFPE e UNIFAVIP.
>>> O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) também integrará a programação principal, no dia 18 de agosto, com a apresentação do “Protocolo de Boas Práticas no Patrimônio” e publicação e lançamento do edital, “Concurso de Ideias - Desafios do Patrimônio Cultural 2021".
>>> Na quinta (19), das 9h30 às 12h, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE) vai promover o 1º Encontro de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Pernambucano. “A ideia é articular ações, programas e serviços que contemplem práticas para salvaguarda e preservação do nosso patrimônio cultural”, afirma Cássio Raniere, presidente do CEPPC/PE.
>>> Para encerrar a programação da 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, no na segunda-feira (23) e terça (24) pela manhã, será realizado o 1º Encontro com Gestores sobre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco.
>>> Ainda na terça-feira à tarde (24) das 17h às 18 h, também no canal do YouTube da Secult/Fundarpe, será lançado o livro, “O Recife da Revolução Republicana de 1817” de Autoria de José Luiz Mota Menezes.
>>> Outro destaque da programação são as lives “Conexão Patrimônio”, que acontecerão na segunda (16), terça (17) e quinta (19), sempre das 18h às 19h, no canal do Youtube da Secult/Fundarpe, mediadas pela jornalista e gestora da Fundarpe, Renata Echeverria Martins.
Nesta edição, serão realizados encontros com os seguintes temas:
- Conexão Patrimônio: Arquitetura, com o arquiteto Bruno Ferraz, falando sobre o projeto Retrofit - Moinho Recife
- Conexão Patrimônio: Audiovisual, com o professor e pesquisador Paulo Cunha, consultor da Cinemateca Pernambucana/Fundaj
- Conexão Patrimônio: Design, com a designer Joana Lira, que abordará a importância do patrimônio pernambucano na identidade visual dos seus trabalhos, utilizando ícones nordestinos, a exemplo da campanha Bora Pernambucar, da Secretaria de Turismo de Pernambuco.