Logo Folha de Pernambuco

Cinema

Cine Beiras traz mostra de filmes da Bacia do São Francisco

Primeira edição da mostra traz 51 curta-metragens e um longa de 5 episódios que mostram histórias com o "Velho Chico" de cenário

Auto-demarcação de Pau Preto, filme de Luciano Santos DayrellAuto-demarcação de Pau Preto, filme de Luciano Santos Dayrell - Foto: Reprodução

Entre os dias 3 e 19 de dezembro, a Fiocruz Pernambuco e a Cooperativa Eita realizam o I Cine Beiras d’Água, financiado em parte com recursos do Edital para projetos de Divulgação Científica da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz.

De forma online e gratuita, a mostra reúne a força do cinema para visibilizar as formas de lutar e r-existir nas margens do Velho Chico, através de 51 curtas e 1 longa, feitos entre 1965 e 2020. Os programas abordam as lutas dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, camponeses e ocupações urbanas pelas suas terras, direitos e dignidade. E o impacto ambiental e social de empreendimentos como a mineração, as barragens e hidrelétricas, a transposição do rio e o agronegócio. 

Os filmes, que falam das relações de poder sobre os corpos e territórios instaurados nesses processos, trazem também um olhar sobre a riqueza do modo de vida desses povos, evidenciando e valorizando seus saberes. A mostra atravessa o São Francisco, da nascente à foz e nos aproxima também de suas lendas, suas belezas, seus mistérios, e nos revela as transformações desses territórios na contemporaneidade. Confira a programação e assista aos filmes através do https://beirasdagua.org.br/cine2020/.

 

Veja também

Newsletter